Veneno de aranha mortífera pode evitar danos provocados por AVC

Wingnutfred / Flickr

A aranha teia de funil da espécie Hadronyche infensa

A aranha teia de funil da espécie Hadronyche infensa

Um grupo de médicos descobriu uma fonte improvável para a criação de medicamento que pode evitar danos cerebrais causados por um acidente vascular cerebral: o veneno de uma das aranhas mais mortíferas do mundo.

Segundo o jornal britânico The Guardian, uma picada de uma aranha australiana pode matar um humano em 15 minutos, mas um ingrediente inofensivo encontrado no veneno pode proteger as células cerebrais de serem destruídas por um AVC.

Os especialistas descobriram a molécula protetora à medida que analisaram o veneno da aranha “teia de funil”, da espécie Hadronyche infensa, encontrada em Queensland e Nova Gales do Sul.

“Acreditamos que encontramos uma maneira de minimizar os efeitos de um acidente vascular cerebral”, revelou Glenn King, professor do Instituto de Biociência Molecular e um dos autores do estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences.

A molécula Hi1a, encontrada no DNA das toxinas presentes no veneno das aranhas desta espécie, destacou-se por ser semelhante a outro produto químico de proteção de células cerebrais unidas. A descoberta foi tão intrigante que os cientistas decidiram sintetizar o composto e testar os seus poderes.

Nas experiências realizadas com cobaias, a equipe de cientistas concluiu que uma pequena dose da molécula de veneno de aranha protegeu os neurônios de acidentes vasculares cerebrais induzidos.

O composto bloqueia os chamados canais iônicos nas células, que os cientistas dizem ser os principais responsáveis pelos danos cerebrais após um AVC.

Glenn King adiantou que a administração da molécula Hi1a duas horas após o AVC reduziu a extensão dos danos cerebrais em cobaias em 80%. Mas o composto ainda foi eficaz oito horas após o derrame cerebral, reduzindo a quantidade de danos em cerca de 65% comparativamente a outros animais não tratados.

Os cientistas pretendem iniciar os testes em humanos nos próximos dois anos. Se as próximas experiências forem bem sucedidas, este pode ser o primeiro passo para evitar as consequências causadas por derrames cerebrais, visto que atualmente não existem medicamentos no mercado que previnam esse tipo de lesões.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Bicho vai pegar", diz Bolsonaro após autorizar uso do Exército e Força Nacional no Ceará

Presidente Jair Bolsonaro assina decreto que viabiliza uso do Exército e da Força Nacional para conter protestos de policiais militares no Ceará. Após diversos dias de protestos serem promovidos por policiais militares do estado do Ceará, …

Disney anuncia início de vendas do boneco do Baby Yoda

Depois de causar verdadeiro furor entre os fãs de ‘Star Wars’ e em gente que nunca ouviu falar da série de filmes, o boneco do Baby Yoda já tem data para chegar às lojas. O …

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …