Veneno de aranha mortífera pode evitar danos provocados por AVC

Wingnutfred / Flickr

A aranha teia de funil da espécie Hadronyche infensa

A aranha teia de funil da espécie Hadronyche infensa

Um grupo de médicos descobriu uma fonte improvável para a criação de medicamento que pode evitar danos cerebrais causados por um acidente vascular cerebral: o veneno de uma das aranhas mais mortíferas do mundo.

Segundo o jornal britânico The Guardian, uma picada de uma aranha australiana pode matar um humano em 15 minutos, mas um ingrediente inofensivo encontrado no veneno pode proteger as células cerebrais de serem destruídas por um AVC.

Os especialistas descobriram a molécula protetora à medida que analisaram o veneno da aranha “teia de funil”, da espécie Hadronyche infensa, encontrada em Queensland e Nova Gales do Sul.

“Acreditamos que encontramos uma maneira de minimizar os efeitos de um acidente vascular cerebral”, revelou Glenn King, professor do Instituto de Biociência Molecular e um dos autores do estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences.

A molécula Hi1a, encontrada no DNA das toxinas presentes no veneno das aranhas desta espécie, destacou-se por ser semelhante a outro produto químico de proteção de células cerebrais unidas. A descoberta foi tão intrigante que os cientistas decidiram sintetizar o composto e testar os seus poderes.

Nas experiências realizadas com cobaias, a equipe de cientistas concluiu que uma pequena dose da molécula de veneno de aranha protegeu os neurônios de acidentes vasculares cerebrais induzidos.

O composto bloqueia os chamados canais iônicos nas células, que os cientistas dizem ser os principais responsáveis pelos danos cerebrais após um AVC.

Glenn King adiantou que a administração da molécula Hi1a duas horas após o AVC reduziu a extensão dos danos cerebrais em cobaias em 80%. Mas o composto ainda foi eficaz oito horas após o derrame cerebral, reduzindo a quantidade de danos em cerca de 65% comparativamente a outros animais não tratados.

Os cientistas pretendem iniciar os testes em humanos nos próximos dois anos. Se as próximas experiências forem bem sucedidas, este pode ser o primeiro passo para evitar as consequências causadas por derrames cerebrais, visto que atualmente não existem medicamentos no mercado que previnam esse tipo de lesões.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …