Nova espécie de tardígrados é ainda mais estranha

Uma nova espécie de tardígrados, que são estranhos animais microscópicos, vivia em um parque de estacionamento de um edifício de apartamentos, no Japão.

Esse novo tardígrado foi batizado de Macrobiotus shonaicus e constitui a 168ª espécie destes micro-animais já descoberta no Japão, revelam os pesquisadores responsáveis pela descoberta em um artigo científico publicado nesta quarta-feira (28) na PLOS ONE.

Os tardígrados são extremamente fortes, capazes de sobreviver nas mais adversas condições, incluindo sob temperaturas negativas de 200ºC, ou positivas de 149ºC, ou até em ambientes com radiação ou no vácuo do espaço, realça o Science Alert. Têm um corpo com menos de um milímetro de comprimento, oito pernas e bocas circulares que lhe dão um ar de constante surpresa.

Sendo tão minúsculos, parece espantoso que a nova espécie tenha sido descoberta em uma pequena amostra de musgo retirada do estacionamento de um apartamento em Tsuruoka, uma cidade na costa japonesa.

“A maioria das espécies de tardígrados foi descrita a partir de musgo e líquenes – por isso, qualquer almofada de musgo parece ser interessante para as pessoas que trabalham com esses animais”, explica o cientista da Universidade Keio, no Japão, Kazuharu Arakawa, que se dedica a estudar esses seres microscópicos, em declarações ao Live Science.

Mesmo assim, “foi bastante surpreendente encontrar uma nova espécie em volta do meu apartamento”, confessa o pesquisador.

As análises efetuadas em laboratório permitiram detectar a presença de 10 tardígrados vivendo no pedaço de musgo. Eles foram então divididos em cinco pares. As análises posteriores permitiram detectar em um dos pares a nova espécie Macrobiotus shonaicus.

“Ovos espaguete”

Esses tardígrados têm entre 0.318 e 0.743 milímetros, com o aspecto habitual dos tardígrados, com a boca em forma de O e três filas de dentes. Arakawa explica que eles podem viver em algas, um dado que surpreende porque a maioria das espécies do gênero Macrobiotus é carnívora.

Os ovos são outro fator que espanta o cientista, apresentando uma superfície sólida e filamentos flexíveis, parecidos com espaguete, que sobressaem para fora. Características que “podem ajudar o ovo a aderir à superfície onde é colocado“, revela Arakawa.

Stec et al (2018)

Os “ovos espaguete” dos tardigrados Macrobiotus shonaicus

Outro aspecto que intriga o cientista é o sexo deste novo tardígrado. “O M. shonaicus tem dois sexos, enquanto outros tardígrados, que são cultiváveis em laboratório, têm sido, sobretudo, partenogenéticos (as fêmeas se reproduzem sem os machos)”, destaca Arakawa.

Deste modo, o cientista repara que a nova espécie “é um modelo ideal para estudar a maquinaria e comportamentos sexuais reprodutivos dos tardígrados”.

Mas o aspecto mais fascinante para Arakawa é a possibilidade de poder estudar melhor a extraordinária capacidade que os tardígrados têm de adaptação a condições adversas. Em 2017, um estudo científico apurou que os tardígrados se transformam em vidro para sobreviver à desidratação.

“Se você procurar uma definição de vida, ela vai conter, provavelmente, algo sobre reprodução e sobre a execução de reações bioquímicas direcionadas para alcançar esse objetivo – essencialmente, a vida tem um metabolismo”, repara o pesquisador.

Mas no caso dos tardígrados, “podem perder toda a sua água corporal, à medida que o ambiente seca”, e, neste “estado anidrobiótico”, “não executam nenhuma bioquímica, nem têm metabolismo”, frisa Arakawa. E conseguem “voltar à vida rapidamente após a reidratação”, acrescenta, concluindo que isso “desafia a compreensão atual da vida e da morte”.

A nova espécie Macrobiotus shonaicus pertence ao grupo Macrobiotus hufelandi, o primeiro a ser descoberto em 1834. Começaram a ser encontrados na Alemanha e na Itália, mas, atualmente, há espécimes detectados por todo o mundo. Há mais de 1.200 espécies de tardígrados identificadas em todo o planeta. Apesar disso, esses curiosos micro-animais continuam um grande mistério.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …