Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

NASA / JPL-Caltech

Ilustração da Estrela de Tabby, a primeira estrela que se desconfiava estar cercada por megaestrutura alienígena

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e tempos.

Batizada de VVV-WIT-07, a nova estrela foi detectada na análise de dados do programa VISTA Variables, que estuda a área central da Via Láctea, através de um telescópio situado no Deserto de Atacama, no Chile.

Os cientistas procuravam supernovas e estrelas que se iluminam subitamente, à medida que explodem, como explicam no portal científico arXiv.org, que fala da descoberta.

As observações da VVV-WIT-07, no período entre 2010 e 2018, revelam que seu brilho aumenta e diminui sem um padrão pré-determinado, chegando a ofuscar sua luminosidade em 80%. “Não sabemos que tipo de objeto é“, assume o astrônomo Roberto Saito, da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, em declarações ao Science News.

Os cientistas admitem que pode ser algum tipo de destroço que orbita em torno dela que bloqueia a luz. Mas também há uma teoria que aponta para a existência de uma potencial megaestrutura extraterrestre, girando em torno dela, bloqueando a luz de tempos em tempos.

Só mais observações poderão desfazer o mistério. Mas em 2018, uma pesquisa em torno da estrela Tabby (KIC 8462852), a estrela inexplicável que tem um comportamento semelhante ao da VVV-WIT-07, concluiu que as mudanças de luminosidade se devem a partículas de pó, que bloqueiam as ondas de luz.

Durante meses, a Tabby alimentou o imaginário de astrônomos e cientistas das mais variadas áreas, que procuraram explicações para a misteriosa “megaestrutura alienígena” que cercava a estrela.

A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade do Estado do Louisiana, refere ao Science News que se o fenômeno que se verifica com a VVV-WIT-07 “é o mesmo que ocorre com a estrela Tabby, então não podemos invocar uma explicação elaborada para o que acontece em ambos os sistemas”.

“Se começarmos a ver estrelas semelhantes a esta em todo o lado, então tem que ser uma coisa bastante comum que acontece na natureza” e isso “é muito legal”, diz a astrônoma.

Há ainda outra estrela similar, a J1407, descoberta em 2012, pelo astrônomo Eric Mamajek, da Universidade de Rochester em Nova York. A estrela é ainda mais parecida com a VVV-WIT-07, obscurecendo em cerca de 95%, e acredita-se que abriga um planeta na sua órbita, com um sistema de anéis que a eclipsa de tempos em tempos.

O mistério prossegue, assim, em torno da nova estrela detectada. E, nesta altura, a localização da VVV-WIT-07 não permite traçar sua distância em relação à Terra, nem sequer o tipo de estrela que é, pelo que “está praticamente tudo em cima da mesa“, refere Boyajian. “São precisos mais dados” para tirar todas as dúvidas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …