Depois de ganhar um concurso e rapidamente alcançar o estrelato na China, um grupo musical está chamando a atenção por uma característica única: a boy band Acrush é, na verdade, uma girl band, formada por cinco jovens andróginas.
A banda Acrush, que ainda nem lançou o primeiro videoclipe, começou a se apresentar em festivais no ano passado, e já tem mais de 900 mil seguidores no Weibo, uma espécie de Twitter chinês. O número está bem próximo do de Katy Perry, que também é muito famosa na China.
Quem teve a ideia do grupo foi Zhou Xiaobai, um empresário do ramo musical que percorreu o país em busca de artistas dispostas a entrar no projeto. Segundo ele, criar um grupo do tipo é objetivo de empresários chineses há alguns anos, mas era difícil encontrar pessoas com a coragem de se expor frente à conservadora sociedade do país.
Xiaobai diz que a inspiração é Li Yuchun, artista andrógina que faz sucesso por lá há alguns anos. O empresário evita se referir a gêneros quando fala da banda, usando sempre o termo meishaonian, que significa “jovem atraente”.
Apesar disso, as fãs da Acrush – na maioria mulheres adolescentes – se referem às artistas como husbands, palavra inglesa que significa “marido” e que costuma ser usada para falar de ídolos masculinos, como Justin Bieber, também muito famoso na China.
// Hypeness