Cientistas descobrem que os pulmões fabricam sangue

Cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos EUA, descobriram que os pulmões não só facilitam a respiração, como também possuem funções fundamentais na produção de sangue.

A descoberta foi possível graças a um processo que envolve a inserção de uma substância chamada proteína verde fluorescente (PVF) no genoma das cobaias – uma proteína que é produzida por animais bioluminescentes e é inofensiva para as células vivas.

Como as plaquetas dos animais começaram a emitir um brilho verde enquanto circulavam pelo corpo, a equipe monitorizou os seus caminhos e concluiu que os pulmões produzem mais de 10 milhões de plaquetas por hora, o que equivale à maioria das plaquetas em circulação nos animais.

Esta descoberta vai contra o pressuposto de décadas de que era a medula óssea que produzia praticamente todos os nossos componentes sanguíneos.

Os especialistas também descobriram que um conjunto de células-tronco sanguíneas que se acreditava residir principalmente na medula óssea são as responsáveis pelas plaquetas dentro do tecido pulmonar.

“O que observamos em cobaias sugere fortemente que o pulmão também pode desempenhar um papel fundamental na formação de sangue nos seres humanos”, disse o cientista Mark Looney.

As células megacariócitos, que criam as plaquetas, já tinham sido vistas nos pulmões, mas os especialistas pensavam que estas só podiam produzir quantidades limitadas, e que a maioria das células responsáveis pela produção de sangue estavam na medula óssea.

Agora, através do artigo publicado na Nature, os cientistas estudaram todo o “ciclo de vida” dos megacariócitos, descobriram que estas células se originam na medula óssea e se deslocam até aos pulmões, onde começam a produzir plaquetas.

A equipe queria saber as implicações da descoberta no tratamento de condições como inflamação pulmonar e transplante, por exemplo. Assim, iniciaram um transplante de pulmões com células progenitoras de megacariócitos fluorescentes em cobaias com baixa contagem de plaquetas.

Os transplantes produziram uma quantidade enorme de plaquetas que rapidamente restaurou a contagem dos animais para níveis normais, um efeito que durou vários meses.

Segundo os especialistas, experiências em seres humanos ainda devem ser realizadas, mas é provável que os próximos estudos sejam bem-sucedidos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, Evo …

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …