Cientistas descobrem que os pulmões fabricam sangue

Cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos EUA, descobriram que os pulmões não só facilitam a respiração, como também possuem funções fundamentais na produção de sangue.

A descoberta foi possível graças a um processo que envolve a inserção de uma substância chamada proteína verde fluorescente (PVF) no genoma das cobaias – uma proteína que é produzida por animais bioluminescentes e é inofensiva para as células vivas.

Como as plaquetas dos animais começaram a emitir um brilho verde enquanto circulavam pelo corpo, a equipe monitorizou os seus caminhos e concluiu que os pulmões produzem mais de 10 milhões de plaquetas por hora, o que equivale à maioria das plaquetas em circulação nos animais.

Esta descoberta vai contra o pressuposto de décadas de que era a medula óssea que produzia praticamente todos os nossos componentes sanguíneos.

Os especialistas também descobriram que um conjunto de células-tronco sanguíneas que se acreditava residir principalmente na medula óssea são as responsáveis pelas plaquetas dentro do tecido pulmonar.

“O que observamos em cobaias sugere fortemente que o pulmão também pode desempenhar um papel fundamental na formação de sangue nos seres humanos”, disse o cientista Mark Looney.

As células megacariócitos, que criam as plaquetas, já tinham sido vistas nos pulmões, mas os especialistas pensavam que estas só podiam produzir quantidades limitadas, e que a maioria das células responsáveis pela produção de sangue estavam na medula óssea.

Agora, através do artigo publicado na Nature, os cientistas estudaram todo o “ciclo de vida” dos megacariócitos, descobriram que estas células se originam na medula óssea e se deslocam até aos pulmões, onde começam a produzir plaquetas.

A equipe queria saber as implicações da descoberta no tratamento de condições como inflamação pulmonar e transplante, por exemplo. Assim, iniciaram um transplante de pulmões com células progenitoras de megacariócitos fluorescentes em cobaias com baixa contagem de plaquetas.

Os transplantes produziram uma quantidade enorme de plaquetas que rapidamente restaurou a contagem dos animais para níveis normais, um efeito que durou vários meses.

Segundo os especialistas, experiências em seres humanos ainda devem ser realizadas, mas é provável que os próximos estudos sejam bem-sucedidos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …