Descoberto novo método para reverter a calvície

Uma equipe de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, identificou vias moleculares de sinalização que impedem o crescimento de pelo na pele danificada, descoberta que pode ajudar na procura de melhores métodos para reverter a calvície. 

Para a pesquisa, publicada na semana passada na revista Nature, os especialistas ativaram a via de sinalização de sonic hedgehog (SHH), utilizada pelas células para se comunicar. Os cientistas sabem que essa via é muito ativa durante os estágios iniciais de desenvolvimento do feto humano, quando os folículos pilosos se formam, mas acaba por se estagnar na pele danificada em adultos saudáveis.

“Identificamos que a ativação da via SHH restabelece um nicho dérmico regenerativo, chamado ‘papila dérmica’, necessário e suficiente para a neocolisia dos folículos pilosos (HFN)”, escreveram os autores no trabalho.

“Os nossos resultados demonstram que a estimulação de fibroblastos através da via de SHH pode ativar o crescimento do cabelo, não visto anteriormente após a cicatrização de feridas”, disse a pesquisadora principal do estudo, Mayumi Ito, professor do Departamento de Dermatologia do Centro de Saúde de Langone.

A cientista disse ainda esperar que o trabalho possa ajudar a atingir seu principal objetivo: fazer com que a pele madura regresse ao estado embrionário, de modo a produzir novos folículos pilosos, não só no caso da pele danificada, como também em pessoas que foram ficando carecas com o envelhecimento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …

Professora diz aos alunos que o Papai Noel não existe (e é demitida)

Uma professora substituta, em uma cidade norte-americana, já não vai voltar a ser chamada para dar aulas – além do Papai Noel, ela também “matou” o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente. Por todo …

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …

O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão. De acordo com um novo estudo, realizado por …

O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsênico e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão. A …

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …

Nova regra em Wall Street: evitar mulheres a todo o custo

Os homens de Wall Street estão adotando certos comportamentos para afastar as mulheres da esfera econômica após o surgimento do movimento #MeToo. Evitam jantares com colegas de trabalho, não se sentam ao lado de mulheres nos …