Desta vez, é um tratamento para a osteoporose que pode curar calvície

Um medicamento utilizado para o tratamento da osteoporose poderia curar a calvície. De acordo com o novo estudo, cerca de quatro em cada 10 homens sofrem desta condição até os 45 anos.

A calvície (alopecia androgenética ou AAG) é um problema difícil de contornar. No entanto, cientistas britânicos mostraram que um medicamento para a osteoporose pode ser a resposta.

Em um estudo, publicado na terça-feira (8) na PLOS Biology e liderado pelo pesquisador da Universidade de Manchester Nathan Hawkshaw, os cientistas mostraram que o medicamento para a osteoporose estimula o crescimento capilar até três vezes em relação a medicamentos com propriedades específicas para tratar a calvície.

Os cientistas decidiram estudar o fármaco Ciclosporina A (CsA), usado normalmente como imunossupressor, que estimula o crescimento dos folículos pilosos, em laboratório. O CsA aumenta inesperadamente o cabelo devido à atividade da proteína SFRP1, responsável por prevenir o crescimento de folículos capilares.

No entanto, o fármaco não pode ser utilizado para estes fins devido aos seus efeitos secundários extremos. A esperança está na variação do medicamento, descoberta pelos cientistas, que é mais eficaz em localizar a proteína e evitar a perda de cabelo. Trata-se do modelo WAY-316606, um fármaco destinado ao combate da osteoporose.

A pesquisa foi realizada a partir de amostras de folículos capilares do couro cabeludo de mais de 40 pacientes que tinham realizado transplantes capilares. Nos testes com o medicamento, os cientistas perceberam que os folículos doados cresceram cerca de dois milímetros em apenas seis dias, nota a revista portuguesa Sábado.

“Nossos testes mostram que o WAY-316606 é uma alternativa terapêutica eficaz para o tratamento de crescimento capilar. Além disso, o fármaco estimula também a produção de queratina, uma proteína que protege o cabelo”, afirmou Nathan Hawkshaw.

A descoberta pode marcar a diferença na fervorosa luta contra a calvície masculina, já que pode ajudar a originar medicamentos mais eficazes e com menos efeitos secundários.

Atualmente, existem apenas dois medicamentos aprovados pela Agência Federal norte-americana (FDA) para travar a condição: o minoxidil e a finasterida. No entanto, ambos são conhecidos pelos seus efeitos secundários e por não serem muito eficazes, restando aos pacientes como única opção o transplante de cabelo.

Agora, os cientistas vão realizar testes clínicos de forma a entender se o medicamento pode ser utilizado em humanos e se é realmente eficaz.

Segundo o mesmo estudo, cerca de quatro em cada 10 homens sofrem de AAG até os 45 anos e esse número sobe para os dois terços na chegada aos 60 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro abre novo confronto com governadores

No auge da pandemia no Brasil, presidente reforça críticas a medidas de isolamento social adotadas por estados e municípios e resiste a que governos locais possam comprar vacinas diretamente. O choque entre o presidente Jair Bolsonaro …

O Yellow Submarine da vida real está disponível para aluguel no Airbnb

O Submarino Amarelo nasceu em uma simpática canção de Paul McCartney de 1966, virou um longa de animação estrelado pelos Beatles em 1968, e agora, passadas mais de cinco décadas, se transformou em uma apartamento …

"O Iraque estará sempre comigo", diz papa ao fim de visita histórica ao Oriente Médio

O Papa Francisco concluiu sua histórica visita ao Iraque neste domingo (7) com uma missa diante de milhares de fiéis no norte do país devastado pelos jihadistas, conclamando os cristãos que ainda estão no …

Por que iceberg do tamanho do Rio de Janeiro que se desprendeu da Antártida anima cientistas?

Um iceberg gigante de cerca de 1.270 km² (a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km²) quebrou e se desprendeu da Antártida, gerando euforia na comunidade científica. Na sexta-feira (26/2), instrumentos na superfície da plataforma …

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …