Brexit: proposta final de Boris Johnson causa perplexidade na UE

Chatham House / Wikimedia

Boris Johnson, o novo primeiro-ministro britânico

A menos de um mês da data de oficialização do Brexit, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson pressionou os europeus nesta quarta-feira (2), anunciando um projeto de “compromisso”.

A proposta foi apresentada como a única maneira de evitar uma saída sem acordo. As condições da oferta estabelecida por Johnson foram, segundo Londres, enviadas às outras 27 capitais europeias nesta terça-feira (1°). As linhas gerais da proposta de Boris Johnson já eram esperadas pela União Europeia com uma mistura de ceticismo e ansiedade, e as primeiras reações já se mostram desfavoráveis.

O consultor de Boris Johnson para o Brexit, David Frost, é esperado em Bruxelas nesta quarta-feira. No entanto, mesmo antes de receber formalmente o texto das propostas britânicas, algumas lideranças europeias já começaram a descartá-las.

A principal crítica é que a proposta do Reino Unido não funcionará, uma vez que a oferta final apresenta falhas estruturais. Estas primeiras reações se alinham às dúvidas já expressas pela ministra irlandesa dos Assuntos Europeus, Helen McEntee.

A proposta de Johnson certamente não será aceitável para a Irlanda, ou para o bloco europeu como um todo.

A fronteira irlandesa

A oferta britânica não prevê controles alfandegários na fronteira irlandesa, diz Boris Johnson, mas a possibilidade de controles terrestres nos dois lados da fronteira irlandesa. A ideia parece estabelecer uma fronteira rígida na ilha, e, segundo Bruxelas, isso ameaçaria seriamente os acordos geopolíticos que trouxeram a paz de volta à Irlanda há 20 anos.

Os europeus também veem nesta oferta, limitada a 2025, uma alternativa muito fraca. Mas as autoridades também estão preocupadas que Boris Johnson esteja exigindo deles uma resposta definitiva sobre a possibilidade de um adiamento do Brexit, após esta nova oferta.

A eventualidade de uma recusa da oferta apresentada hoje por Johnson poderia torná-los responsáveis por um possível Brexit sem acordo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …

JK Rowling lança portal do Harry Potter e salva quarentena mundial

A saga de ‘Harry Potter’ acabou faz muito tempo e conquistou milhões de fãs ao redor de todo o mundo. E nesse momento de quarentena, quem poderia esquecer do bruxinho mais famoso da cultura pop? Quem …

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …