Novo tipo de explosão espacial pode ser a supernova mais poderosa do Universo

Astrônomos descobriram um novo tipo de explosão que pode ser a classe mais poderosa de supernovas que já vimos. Usando telescópios no Chile e no Havaí para detectar uma variedade de objetos de interesse, os cientistas encontraram o mais brilhante deles: uma explosão chamada agora de PS1-10adi.

De acordo com o estudo, liderado pela Queen’s University Belfast e publicado na Nature Astronomy, essa explosão de energia foi consideravelmente mais brilhante do que uma supernova regular, localizada em uma galáxia a 2,4 bilhões de anos-luz de distância.

A explosão foi detectada em 2010, mas os astrônomos mediram sua evolução ao longo de três anos, pois o brilho de supernovas geralmente diminui em menos de um ano.

“Nossa descoberta revelou explosões capazes de liberar uma quantidade de energia dez vezes maior do que as explosões normais. Nossos dados mostram que eventos como este não são muito incomuns e desafiam nosso conhecimento de estrelas explosivas e perturbadoras“, afirmou Cosimo Inserra, da Universidade de Southampton, um dos coautores do estudo, em comunicado.

O tamanho da explosão significa que ainda não se pode explicar o que a causou. Uma supernova é uma das possibilidades, causada pela explosão de uma estrela centenas de vezes mais maciça que o Sol.

“Se são explosões de supernova, as propriedades são as mais extremas já observadas, e provavelmente estão conectadas às regiões centrais das galáxias hospedeiras”, disse o autor principal do estudo, Erkki Kankare.

A outra possibilidade é que este foi o resultado de uma estrela de massa menor sendo devorada por um buraco negro supermaciço. Isso é conhecido como evento de interrupção de maré (TDE, na sigla em inglês).

A PS1-10adi não é o único novo tipo de explosão que os astrônomos encontraram. Eles viram muitas outras com a mesma natureza, o que sugere que pode haver uma nova classe de explosão no Universo que simplesmente não tinham sido notadas antes.

Anteriormente, pensava-se que essas fontes estavam relacionadas à atividade do buraco negro. “Nós propomos que elas [as explosões] sejam uma classe distinta e provavelmente não incomum de transição [eventos relativamente breves] que não foram reconhecidos como tal até agora”, escreve a equipe.

Agora, os astrônomos esperam que telescópios futuros, como o Large Synoptic Survey, no Chile, estejam em funcionamento até o final desta década para poderem encontrar ainda mais explosões como esta.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …