França deve adotar política de cotas para trabalhadores estrangeiros

franceintheus / Flickr

O presidente da França, Emmanuel Macron

O governo do presidente francês, Emmanuel Macron, vai quebrar um tabu e anunciar nesta quarta-feira a instauração de cotas de imigrantes que serão bem-vindos ao país para atuar em setores onde falta mão de obra.

A informação é antecipada hoje pelo jornal Le Parisien, que detalha os critérios de abertura do mercado de trabalho francês aos estrangeiros, além de medidas para endurecer a imigração ilegal.

Uma vez por ano, o governo francês vai publicar uma lista de profissões requisitadas por empresas que não encontram pessoal qualificado no mercado nacional. Há 15 anos, a França debate a questão, mas como o tema sempre foi instrumentalizado pelos partidos políticos, principalmente de extrema direita, o receio de adotar um programa de mao de obra estrangeira organizado pelo Estado acabou preterido.

Macron adota a medida de olho na corrida eleitoral de 2022, mas também sob pressão de setores da economia que necessitam de trabalhadores de nível técnico e superior e não dispõem dos instrumentos legais para atrair esses profissionais.

A criação de cotas de trabalhadores estrangeiros foi cogitada no passado pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy.

O partido conservador Os Republicanos é favorável à medida, desde que em contrapartida o governo reduza a cobertura médica do Estado (AME) para imigrantes em situação irregular e não conceda asilo a pessoas vindas de países em situação de normalidade democrática.

Um dos casos citados pela direita como exemplo a ser melhor controlado é o da Geórgia. Os pedidos de asilo de georgianos aumentaram 86%, sem que o país enfrente atualmente um conflito que justifique a fuga para o estrangeiro.

Procuram-se veterinário, topógrafo, mecânico, funileiro

O diário Le Parisien publica uma lista de dez profissões altamente procuradas na França, entre elas veterinários, topógrafos, funileiros, carpinteiros, mecânicos de carros – elétricos em particular –, desenhistas de instalações elétricas e trabalhadores domésticos. Essas profissões, provavelmente, serão abertas para estrangeiros, mas a criação de cotas não é consensual.

Segundo dados da agência de empregos Pôle Emploi, 150.000 vagas não são preenchidas atualmente no país pela falta de colaboradores qualificados. A metade das empresas francesas sofre com essa penúria.

Enquanto muitos economistas defendem o projeto de Macron, alegando que a França só consegue formar 60.000 engenheiros por ano, quando o país precisa atualmente de 80.000 a 90.000 profissionais, sobretudo na área de tecnologia digital e informática, outros preferem que o governo invista na qualificação dos desempregados.

É o caso do presidente da Federação Francesa da Construção Civil, Jacques Chanut. Ele é contra a adoção de cotas para trabalhadores estrangeiros e queria ver o governo empenhado em preparar os franceses pouco qualificados para ingressarem no mercado.

O empresário alega que na construção civil, por exemplo, é fundamental um bom conhecimento do idioma por uma questão de segurança nas obras. Mas, curiosamente, este é um setor onde trabalham muitos portugueses e brasileiros que se instalam na França.

Em seu editorial, Le Parisien afirma que Macron não quer deixar o debate sobre a imigração para seus adversários, principalmente para a líder da extrema direita, Marine Le Pen.

O jornal lembra que as cotas para trabalhadores estrangeiros são defendidas pela direita há vários anos e parecem uma medida de bom senso. Macron corre o risco de ser criticado e também de decepcionar uma parte do eleitorado, porque, para exercer um controle sobre a imigração econômica, o presidente promete aumentar as expulsões de ilegais.

O sistema de cotas deve entrar em vigor em 2021.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …