Juiz se recusa a arquivar processo por abuso sexual de menor contra Roman Polanski

Georges Biard / Wikimedia

O realizador polaco Roman Polanski (esq) em 2011, com a atriz Emmanuelle Seigner

O juiz Scott Gordon, de Los Angeles, se recusou a arquivar o processo que a Justiça norte-americana move contra o cineasta Roman Polanski por ter tido relações sexuais com uma menor de idade, ocorridas há 40 anos.

O caso data de 1977, quando o cineasta franco-polonês Roman Polanski, já consagrado, estava em Los Angeles, na Califórnia.

Na casa do ator e amigo Jack Nicholson, que estava ausente, Polanski conheceu Samantha Geimer, de 13 anos, que fazia uma sessão de fotos para a revista Vogue. Polanski, então com 44 anos, teria drogado e abusado sexualmente de Samantha.

No dia 11 de março de 1977, ainda na casa de Nicholson, Polanski foi detido pela polícia da Califórnia. Sua defesa negociou com os advogados da vítima, que queriam evitar mais desgastes emocionais para a menina.

Lily Laurent / Flickr

Roman Polanski com a actriz e modelo norte-americana Sharon Tate, com quem casou em 1968. Um ano mais tarde, Sharon foi assassinada pelo famigerado Charles Manson

No acordo, o cineasta confessou ter mantido relações sexuais com uma menor de idade. Em troca, a Justiça descartou outras acusações mais graves: como estupro e fornecimento de drogas a uma menor de idade.

Pelos termos do acordo, Polanski passou, inicialmente, 42 dias na prisão, fazendo exames psicológicos. Já em liberdade, foi informado por seus advogados de que o promotor do caso fazia pressão para que o processo fosse revisto. Polanski, provavelmente, seria condenado a prisão por décadas.

Assustado, o cineasta comprou uma passagem de ida para Londres, de onde viajou para Paris – à época, Polanski já tinha a nacionalidade francesa, o que lhe protege de um pedido de extradição da Justiça americana.

Em junho passado, Samantha Geimer, agora com 53 anos, pediu à Justiça que o caso fosse arquivado. Ela alegou que o interminável processo destruía a sua vida, que ela já havia perdoado Polanski, e que simplesmente queria acabar com o caso.

(dr) The Crawdad Hole

Samantha Geimer em 1977, alguns dias antes de ser violada por Roman Polanski

Não foi assim, porém, que o juiz Scott Gordon entendeu. “O acusado neste caso é um fugitivo que se recusa a obedecer as ordens do tribunal”, disse o juiz. “Sua conduta continua a ofender, e a amplificar o traumatismo da agressão sexual sofrida pela vítima”.

Roman Polanski, atualmente casado com a atriz Emmanuelle Seigner, com quem tem dois filhos, continuará sem poder viajar aos Estados Unidos, onde não pisa há 40 anos, sob pena de ser imediatamente preso.

O cineasta, aos 84 anos, evita também o Reino Unido e outros países que podem, sem hesitar, aceitar um pedido de extradição feito pelos norte-americanos.

// RFI / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …