Antártida está ficando verde devido às mudanças climáticas

Cientistas concluíram que a vida vegetal está crescendo no continente gelado da Antártida devido às alterações climáticas, revela um estudo publicado esta quinta-feira na revista Current Biology.

Há algumas semanas, uma equipe internacional de pesquisadores já tinha revelado que o Ártico está a ficar verde a uma velocidade alarmante (e descoberto a razão). No entanto, a Antártida não fica para atrás. O continente gelado também está ficando verde e a razão é basicamente a mesma.

Poucas plantas vivem na Antártida, mas os cientistas que estudam musgos detectaram um aumento significativo da atividade biológica no continente nos últimos 50 anos.

Para o estudo, a equipe de pesquisadores das universidades britânicas de Exeter e Cambridge analisou núcleos de bancos de musgo bem preservados na Antártida, em uma extensão de cerca de 643,73 quilômetros, e dados documentados dos últimos 150 anos.

Os cientistas estudaram em pormenor cinco núcleos de três locais, tendo concluído que houve alterações biológicas importantes na península antártica no último meio século.

Segundo um dos autores do estudo, Matt Amesbury, da Universidade de Exeter, o aumento da temperatura verificado na Antártida nos últimos 50 anos teve “um efeito dramático no crescimento dos bancos de musgo” no continente gelado.

Com a continuação do aumento das temperaturas, ainda que de forma moderada, e com o crescimento do degelo, a Antártida “será um lugar mais verde no futuro”, sustentou.

A equipe científica pretende, em uma nova investigação, recuar mais no tempo e avaliar até que ponto as alterações climáticas afetaram os ecossistemas na Antártida antes de a atividade humana provocar o aquecimento global.

// ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Novo tipo de explosão espacial pode ser a supernova mais poderosa do Universo

Astrônomos descobriram um novo tipo de explosão que pode ser a classe mais poderosa de supernovas que já vimos. Usando telescópios no Chile e no Havaí para detectar uma variedade de objetos de interesse, os …

Importação de troféus de caça de elefantes volta a ser permitida nos EUA

A administração norte-americana, liderada por Donald Trump, enfrenta duras críticas por ter anunciado que vai voltar a autorizar a importação dos chamados troféus de caça de elefantes africanos. O Serviço de Vida Selvagem dos Estados Unidos …

Parasitas "gigantes e incomuns" são encontrados nos intestinos de soldado desertor norte-coreano

Na última segunda-feira, um soldado norte-coreano foi baleado seis vezes por seus ex-camaradas, quando tentou escapar através da Zona Desmilitarizada Coreana e desertar para a Coreia do Sul. Ao se recuperar de seus ferimentos em …

ONU veta prolongamento da investigação ao uso de armas químicas na Síria

A Rússia vetou, nesta quinta-feira (16), no Conselho de Segurança das Nações Unidas, um projeto de resolução para prolongar uma investigação sobre o uso de armas químicas na Síria. Segundo o periódico português Expresso, o projeto …

TSE pede que governo mude início do horário de verão de 2018 devido às eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer que o governo federal mude a data do horário de verão do próximo ano. Em encontro com o presidente Temer, nesta quinta-feira (16), o presidente do TSE, ministro Gilmar …

Morre Toto Riina, padrinho da máfia siciliana, aos 87 anos

O padrinho da máfia siciliana Toto Riina morreu nesta quinta-feira (16), aos 87 anos, na ala prisional de um hospital de Parma, no norte de Itália, confirmou esta sexta-feira (17) o Ministério da Justiça italiano. Apelidado …

O infame serial killer Charles Manson está hospitalizado em estado grave

O assassino em série Charles Manson, que cumpre pena de prisão perpétua na Califórnia, foi hospitalizado no hospital de Bakersfield em estado grave. Este ano, é a segunda vez que o assassino é internado. Segundo o …

Ipea: inflação do país nos últimos 11 anos pesou mais no bolso do pobre

No período entre julho de 2006 e setembro de 2017, a inflação foi mais pesada para a população de renda mais baixa. Dados analisados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e publicados na nota …

IBGE: 63,7% dos desempregados no país são pretos ou pardos

A taxa de subutilização da força de trabalho no país ficou praticamente estável no terceiro trimestre do ano, fechando em 23,9% do mercado de trabalho – crescimento de apenas 0,1 ponto percentual frente aos 29,8% …

Natal: jovens darão mil refeições e presentes a moradores de rua em São Paulo

Jovens de São Paulo se uniram para fazer a diferença neste Natal. Eles vão dar presentes e ceias dignas, na mesa, para pessoas carentes do centro da cidade. “A gente vai distribuir mil refeições e …