O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

(dr) Jamestown Rediscovery

As ossadas encontradas podem pertencer ao antigo governador e dono de escravos Sir George Yeardley

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época em que era comum que escribas não assinassem seus trabalhos.

A escritora era filha do rei Sargão, o Grande. Fundador da dinastia acadiana, Sargão ficou famoso por conquistar as cidades-estado sumérias. Seu império se estendia por toda a Mesopotâmia, em um território que seria equivalente a regiões onde hoje se encontram partes do Irã, Iraque e Síria, e possivelmente da Anatólia e da península Arábica.

Nesse contexto, Enheduanna era uma princesa de um grande império, mas também exercia o ofício de alta sacerdotisa na cidade de Ur (região localizada onde hoje fica o Iraque). Seu nome reflete estas funções: “en” significa “alta sacerdotisa”, enquanto “heduanna” quer dizer “adorno do céu”, embora também possa se referir ao deus Anu ou à deusa Inanna.

A primeira escritora conhecida do mundo compos vários trabalhos literários, como resgata o The Conversation. Sua produção inclui dois hinos à deusa mesopotâmica do amor Inanna, o mito de Inanna e Ebih e uma coleção conhecida como “Hinos Sumérios do Templo” (são 42 no total!).

Antes de Enheduanna, outras obras foram escritas, mas seus autores ou autoras permaneceram anônimos. Apesar disso, os trabalhos da escritora eram assinados e com frequência envolviam referências à sua própria biografia.

As tradições escribas no mundo antigo costumam ser consideradas uma área masculina, mas as obras de Enheduanna provam que a literatura da Mesopotâmia também tinha assinatura feminina.

Além da princesa, muitas esposas de reis também compunham ou encomendavam poesias. A presença de mulheres alfabetizadas entre os sumérios era tão forte que eles inclusive adoravam uma deusa escriba, Nidaba.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …