O verdadeiro milagre da acupuntura é “as pessoas ainda acreditarem nela”

Mais pesquisa foi feita em acupuntura do que praticamente qualquer outro tipo de medicina alternativa, mas a evidência desses milhares de estudos aponta conclusivamente para o fato de que a acupuntura, na pior das hipóteses, é completamente ineficaz e, na melhor das hipóteses, não é mais eficaz do que um placebo.

Então por que as pessoas ainda acreditam tanto nessa “terapia”?

Em 2013, o farmacologista britânico David Colquhoun publicou um artigo sobre as evidências contra acupuntura na revista Anesthesia & Analgesia.

Muitas vezes, é alegado que a acupuntura é uma prática médica antiga refinada e reverenciada por milhares de anos.

Mas, embora seja de fato uma prática médica antiga, a acupuntura tem na verdade estado em declínio durante milhares de anos.

Em 1822, foi até proibida da Academia Médica Imperial por Dao Guang na China. Não foi até 1946 que foi reavivada pelo presidente Mao Zedong. Ele chegou a afirmar que, pessoalmente, não acreditava nela, mas tinha que promover a medicina chinesa.

Apesar de todos esses obstáculos, a acupuntura tem ressuscitado no século 21 em um mundo ocidental que (indiscutivelmente com razão) passou a ter medo e ficar desconfiado da medicina padrão.

Espantosamente, o benefício da acupuntura é tão pobre que, com a abundância de estudos feitos e mesmo em comparação com nenhum tratamento, suas vantagens são praticamente impossíveis de se perceber.

“Certamente, tal acúmulo de resultados negativos resultaria na retirada de qualquer tratamento convencional”, comenta David Colquhoun.

Caso você pense que os benefícios do efeito placebo são melhores do que nada, você pode ter um pouco de razão. De fato, só recentemente começamos a entender esse poderoso efeito, que funciona mesmo quando a pessoa está plenamente consciente de a intervenção é apenas um placebo.

Mas, para os especialistas em medicina moderna, a resposta simples é que todos os medicamentos envolvem um efeito placebo. Acupuntura e outras medicinas alternativas não são de alguma forma “provedoras exclusivas” desse efeito. É por isso que, segundo a comunidade médica, para um verdadeiro remédio ser aprovado ele não deve apenas ser melhor do que nada; ele deve ser mais eficaz do que um placebo.

Conclusão?

“Quase todos os testes com medicinas alternativas parecem acabar com a conclusão de que é necessária mais investigação. Depois de mais de três mil estudos, isso é duvidoso. Desde que não tenha sido possível encontrar evidências consistentes depois de mais de três mil estudos, é hora de desistir”, opina Colquhoun.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …