Obama encerrou investigação contra Hezbollah para obter acordo nuclear com o Irã

Patrick Hamilton / G20 Australia

A administração do ex-presidente dos EUA Barack Obama encerrou a investigação ao contrabando de drogas pelo movimento Hezbollah, incluindo nos EUA, para que o Irã não rejeitasse o acordo nuclear.

Segundo o portal Politico, a administração Obama teria dado um “free pass” ao tráfico de droga e lavagem de dinheiro do Hezbollah – mesmo as que eram desenvolvidas em território norte-americano – para ajudar a garantir um acordo nuclear com o Irã.

O Projeto Cassandra, lançado em 2008 e que se tratava de uma elaborada campanha do Departamento de Combate às Drogas dos EUA, teria como alvo as atividades criminosas do grupo militante libanês.

O Projeto Cassandra foi lançado em 2008, depois de terem sido obtidas provas de que o grupo Hezbollah traficava drogas e armas, lavava dinheiro e outros crimes.

No entanto, a Administração Obama acabou financiando operações terroristas e militares, transformando a empresa criminosa, que conta já com 35 anos, em uma ameaça à segurança mundial.

“Isto se resumiu a uma decisão política”, denunciou David Asher, que trabalhou no Projeto Cassandra enquanto analista de finanças ilícitas no Departamento de Defesa. “Conseguiram destruir todo o esforço que levamos a cabo e que foi muito bem suportado e tinha muitos recursos”.

Segundo o Politico, quando os líderes do Projeto Cassandra receberam autorização para realizar investigações, processos judiciais, detenções, e sanções fiscais, os funcionários do Departamento de Justiça e do Tesouro adiaram, impediram, ou até mesmo rejeitaram seus pedidos.

A burocracia interrompeu os esforços do Projeto Cassandra de reduzir o número dos principais agentes do Hezbollah, incluindo um dos maiores traficantes de droga do mundo, que, inclusive, forneceu a Bashar Al-Assad armas químicas e convencionais, que teriam sido usadas contra seus cidadãos.

O nome de código da operação era “Fantasma“.

Antigos oficiais da Administração Obama disseram, sob anonimato, ao Politico que as decisões eram guiadas pelas melhorias nas relações com o Irã, bloqueando o programa de armas nucleares e libertando quatro prisioneiros americanos no país.

No entanto, Kevin Lewis, que trabalhou tanto na Casa Branca como no Departamento de Justiça durante a Administração Obama, contraria essa versão: “Houve um padrão consistente de ações tomadas contra o Hezbollah, através de duras sanções antes e depois do acordo com o Irã”.

David Asher disse ainda que “quanto mais perto chegávamos de um acordo com o Irã, mais depressa ‘desapareciam’ estas atividades”.

“O que restava – operações especiais, a aplicação da lei, ou as designações do Tesouro, assim como a capacidade, ou o pessoal designado para a missão – foi drenado quase até a última gota, pelo fim da administração Obama”, afirmou.

O grupo Hezbollah foi formado pela Guarda Revolucionária iraniana em 1982 para combater a invasão de Beirute por Israel.

Sob a liderança de Hassan Nasrallah, que assumiu o poder em 1992, após seu antecessor, Abbas Mussawi, ter sido morto num ataque aéreo israelense, o grupo passou a procurar implementar uma república islâmica de estilo iraniano no Líbano para se concentrar na luta contra Israel.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …