É sempre muito falado sobre o quão importante reaproveitar materiais descartados ao invés de gerar lixo. Seguindo essa linha, o sistema municipal de saúde da cidade de Campo Grande criou uma solução interessante: uma oficina que recupera o mobiliário hospitalar e o encaminha para doação.
Enfrentando problemas todos os dias devido a falta de manutenção, ação do tempo ou uso indevido, os equipamentos constantemente são descartados ou se tornam obsoletos. Mas isso até caírem nas mãos da Oficina de Marcenaria, Recuperação e Reparos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
No espaço, localizado no bairro Parque do Sol, são recebidos itens como camas, suportes de soro, que por vezes chegam em estado de sucata e mesmo assim são recuperados, e cadeiras de rodas, que são reformadas e emprestadas para que outras pessoas as utilizem. O processo de produção é circular. Todo o material que chega é primeiramente separado, encaminhado para restauro e então remontado.
O trabalho se tornou referência e necessita do constante apoio da comunidade, entidades públicas e privadas. Para manter o trabalho em dia, é possível fazer doações de alguns itens, como tintas, espumas, Courvin, MDF e chapas metálicas.
Para ajudar, basta ligar para o telefone (67) 3314-6318.
Ciberia // Razões para Acreditar