Pesadelo perto do fim: operação decorre com sucesso e oito adolescentes são resgatados

Akkapol Chanthawong / Facebook

Os 12 adolescentes desaparecidos em caverna na Tailândia

Os mergulhadores retomaram nesta segunda-feira (9) a operação de resgate do grupo de jovens que continuam presos em uma caverna na Tailândia. A Reuters já confirmou a retirada de oito jovens, permanecendo quatro crianças e o treinador para serem resgatados.

Oito dos adolescentes foram retirados da caverna neste domingo (8) e nesta segunda-feira (9) e encaminhados a um hospital local. Segundo informaram as autoridades, os jovens resgatados se encontravam em “boas condições de saúde“. Oficializando-se a retirada do oitavo adolescente, restam agora três jovens e o treinador de futebol.

Os pais das crianças continuam, no entanto, sem ter contato com os filhos, segundo o chefe da equipe de crise, Narongsak Osottanakorn.

Poucas horas depois de ter começado a segunda fase da operação de resgate, as autoridades tailandesas garantiram que a chuva, que caiu durante a noite, não alterou o nível da água na gruta, onde quatro crianças e o treinador ainda se mantêm.

Para além das dificuldades no acesso, as equipes lutam contra o tempo, já que as previsões meteorológicas apontam para um aumento da chuva nas próximas horas. Os mergulhadores entraram na caverna às 11h locais (1h em Brasília).

“As condições são como as de domingo. A equipe de resgate é a mesma, com algumas substituições”, disse Narongsak Osatankorn, o chefe das operações. “Esperamos boas notícias nas próximas horas”, acrescentou.

O grupo está preso na caverna desde o dia 23 de junho. Os 12 adolescentes e o treinador foram encontrados por mergulhadores na semana passada. Encontravam-se famintos, mas sem ferimentos graves.

Ake, o treinador e monge budista

Ekkapol Chantawong tem 25 anos e é o treinador que está preso com os jovens na caverna da Tailândia. Segundo o Público, ele ficou órfão aos 10 e foi durante uma década monge budista. Sua capacidade de meditação e de ser manter calmo teria sido crucial para manter o grupo a salvo.

De acordo com os mergulhadores, é o treinador que se encontra em pior condição física, já que abdicou da pouca comida para a dar aos jovens. O treinador ensinou as crianças a meditar e a conservar o máximo de energia possível. Desde cedo, os socorristas destacaram que esses esforços foram cruciais.

“Vejam o quão calmos eles estão, à espera. Ninguém chorava sequer, é surpreendente”, disse a mãe de uma criança de 11 anos, que faz parte do grupo.

Já dentro da caverna, Ekkapol redigiu uma carta aos pais das crianças, na qual lhes dirigia um pedido de desculpas. “Agora todos os rapazes estão bem, as equipes de socorro estão nos tratando bem. Prometo que cuidarei dos pequenos da melhor maneira que conseguir. E peço desculpas sinceras a todos”, escreveu.

As famílias reagiram às palavras do treinador, enviando uma carta através dos mergulhadores, garantindo que não o culpabilizavam pela situação.

“Os pais e as mães não estão magoados com você. Obrigado por ajudar a cuidar dos nossos filhos”, disse um dos pais. “Não estamos de modo algum chateados contigo, não se preocupe”, acrescentou uma das mães.

Na carta enviada, Ekkapol deixou também uma mensagem à família: “Querida avó e tia, eu estou bem. Não se preocupem muito. E, por favor, cuidem da sua saúde.”

Ekkapol foi monge budista durante uma década e teria deixado a ordem religiosa há 3 anos para tomar conta da avó, de acordo com o New York Times.

Mesmo após a sua saída, manteve os hábitos de meditação. A família de Ekkapol diz que o treinador decidiu se tornar monge pouco depois da morte dos pais, quando tinha dez anos, quando passou a viver com a avó.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …