OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina que seja eficaz.

Segundo o director-geral da OMS, Dr Ghebreyesus a única esperança reside nos ensaios clínicos que estão a decorrer.  De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, director-geral da Organização Mundial de Saúde, os ensaios clínicos de várias vacinas, em curso, entraram numa terceira fase, mas isso não significa que estão perante a conclusão de uma vacina eficaz que possa bloquear as infecções pelo novo coronavírus.

Segundo Adhanom Ghebreyesus o novo coronavírus só pode ser combatido através do recurso persistente aos gestos de protecção, às boas práticas, bem como a vontade política dos Estados.

”Várias vacinas estão agora na terceira fase de ensaios clínicos. Todos nós esperamos ter um número de vacinas eficazes , que possam impedir que as pessoas sejam infetadas.  Contudo neste momento não existe uma solução milagrosa e talvez a mesma nunca haverá. De momento, travar os novos focos dependerá da aplicação de medidas básicas em matéria de saúde bem como do controlo de doenças.Rastreio, confinamento, tratar os pacientes, identificar os seus contactos e mantê-los em quarentena…Façam tudo isso!”

Informar, capacitar e estar a escuta das populações. Façam tudo isso! No plano individual deve-se manter o distanciamento físico, usar uma máscara, lavar as mãos regularmente e tossir fora do alcance dos outros.Façam tudo isso! A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!”

De acordo com as últimas estatísticas publicadas nos media, a pandemia de Covid-19 provocou pelo menos a morte de 689.758 pessoas no mundo, desde o seu início em Dezembro de 2019.

No dia 10 de Julho de 2020 a OMS enviou a China um epidemiologista, assim como um especialista da saúde dos animais para uma missão exploratória, antes de uma investigação que deverá ser efectuada, sob a sua égide, sobre as origens do novo coronavírus, emergido em Wuhan na China.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreysus, a referida missão concluiu o seu trabalho prepatório e estudos epidemiológicos vão agora começar, de forma a detectar a fonte potencial de infecção dos primeiros casos.

A grande maioria dos pesquisadores concorda em afirmar que o novo coronavírus SARS-CoV-2, na origem da actual pandemia, emanou sem dúvida dos morcegos, mas os cientistas não colocam de lado a hipótese segundo a qual ,o vírus passou por uma outra espécie antes de ser transmitido aos humanos.

No que diz respeito à evolução da epidemia , a América latina, tendo o Brasil como o país mais afectado, e as Caraíbas, são actualmente as regiões mais infectadas do mundo, a seguir a Europa que regista mais de 210.000 mortos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …