Ninguém sabe onde está a atriz mais famosa da China

(dr) China Film Group Corporation

Conhecida como Imperatriz Wu, a única mulher na história da China a ocupar o trono imperial é interpretada na TV pela atriz, cantora e produtora chinesa Fan Bingbing

Uma das atrizes mais famosas e bem pagas da China, Fan Bingbing, desapareceu pouco depois de ter sido acusada de fugir de impostos. O caso não é incomum na República Popular da China.

Com participações internacionais em filmes da saga “X-Men” e “Iron Man” e parcerias em campanhas publicitárias de marcas como a Cartier e a Louis Vuitton, Fan Binbing, de 36 anos, tinha sido recentemente escolhida para participar no filme “355”, no qual contracenaria com Jessica Chastain, Lupita Nyong’o e Penélope Cruz.

Presença regular em vários eventos midiáticos e bastante ativa nas redes sociais, a atriz não dá sinais de vida há 3 meses desde a sua última aparição pública em um hospital infantil no Tibete.

Segundo informou a CNN, o jornal estatal chinês Securities Daily, publicou um artigo no dia 6 de setembro, rapidamente apagado, onde dava conta de que a atriz estaria sob “custódia” estatal e se prepara para ser julgada, não se sabendo os possíveis crimes de que estaria sendo acusada nem a existência de nenhum comunicado oficial das autoridades a dar conta da acusação.

A sua última aparição pública coincide com a revelação, em maio, de dois contratos assinados pela atriz para um filme de produção chinesa. Os contratos tornados públicos por Cui Yongyuan, apresentador de televisão, teriam valores diferentes para o mesmo filme e o mais baixo serviria para ser apresentado ao fisco, fugindo da tributação de impostos.

Conhecidos na China como contratos ying-yang, a atriz teria apresentado ao fisco um contrato falso no valor de 1,5 milhão de euros e o contrato real seria de 7,5 milhões de euros.

Na altura, os representantes de Fan Bingbing negaram todas as acusações, mas acredita-se que as autoridades chinesas teriam iniciado uma investigação aos principais artistas chineses. Sob anonimato, um dos maiores produtores do país revelou à CNN que a prática dos contratos ying-yang era “universal” na industria cinematográfica.

Fergus Ryan, antigo colaborador de Fan também relacionou o desaparecimento da atriz com essa fuga dos impostos. Vivendo na Austrália, Ryan diz que “as provas foram publicadas à vista de todos, colocando as autoridades uma posição em que foram obrigados a ser duros com ela“.

Jonathan Landreth, antigo correspondente da Hollywood Reporter na Asia, também contou à CNN que seria possível que o Partido Comunista Chinês quisesse concentrar as atenções na evasão fiscal dos artistas e celebridades para desviar as atenções dos esquemas de corrupção que poderiam existir no governo.

Este não é o primeiro caso em que artistas desaparecem no estado comunista chinês. Em 2011, Ai Weiwei, artista plástico, permaneceu desaparecido três meses até se saber que estava preso, sendo libertado após assinatura de uma confissão em que afirmou ter participado de um esquema de evasão fiscal.

No ano de 2016, desapareceram Lui Por, Cheung Chi-ping, Lam Wing-kee e Lee Bo, editores de obras críticas do regime de Xi Jinping.

Ciberia // Time / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …