China responde aos EUA e aumenta impostos sobre 120 produtos

United Nations / Flickr

Xi Jinping, o presidente da China

Depois de os Estados Unidos terem aumentado as taxas alfandegárias na importação de aço e alumínio, chegou a vez da China retaliar e subir os preços de 120 produtos norte-americanos.

No fim de março, os Estados Unidos confirmaram a guerra comercial que há muito tempo se anunciava e impôs taxas aduaneiras em mais de mil produtos importados da China, apontando ainda restrições ao investimento chinês em território norte-americano.

Agora, a China decidiu responder a Donald Trump e agravar as taxas alfandegárias aplicadas a 120 produtos norte-americanos, como porco congelado.

Em alguns produtos, escreve o Observador, o agravamento das taxas alfandegárias chega a 25% e representam cerca de 3 bilhões de dólares exportados anualmente dos EUA para a China – contra os 49 bilhões anuais que representam as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos aos produtos chineses.

Fruta fresca e desidratada, bem como frutos secos e vinho, passam a pagar mais 15% em impostos na alfândega, ao passo que o porco congelado fica com a subida mais cara, 25% das taxas, com o “fim das concessões tarifárias” anunciado pelo Ministério do Comércio da China.

O governo chinês refere que a intenção destas medidas é “proteger os interesses do país e da indústria”. No entanto, as autoridades decidiram não agravar as taxas sobre todos os produtos.

A soja, muito importante para o comércio entre os dois países, ficou de fora, o que pode ser lido como um sinal de que a China quer evitar uma guerra comercial total com os EUA. “Sendo as duas maiores economias do mundo, a cooperação é a única opção correta”, afirmou o Ministério do Comércio.

Quando os EUA anunciaram as tarifas sobre produtos chineses, Donald Trump insistiu, durante uma intervenção feita da Casa Branca, que a China é um país “amigo” e que tem “imenso respeito pelo presidente Xi Jinping”. Ele também enfatizou sua excelente relação pessoal com o homólogo chinês.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Trump só quer globalização com Bundas tipo Brasil. Agora com a China o discurso é outro. Globalização e privatização no país dos outros é mole né? Agora é tua vez de sentar no colo do amigo PANDA…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …