China responde aos EUA e aumenta impostos sobre 120 produtos

United Nations / Flickr

Xi Jinping, o presidente da China

Depois de os Estados Unidos terem aumentado as taxas alfandegárias na importação de aço e alumínio, chegou a vez da China retaliar e subir os preços de 120 produtos norte-americanos.

No fim de março, os Estados Unidos confirmaram a guerra comercial que há muito tempo se anunciava e impôs taxas aduaneiras em mais de mil produtos importados da China, apontando ainda restrições ao investimento chinês em território norte-americano.

Agora, a China decidiu responder a Donald Trump e agravar as taxas alfandegárias aplicadas a 120 produtos norte-americanos, como porco congelado.

Em alguns produtos, escreve o Observador, o agravamento das taxas alfandegárias chega a 25% e representam cerca de 3 bilhões de dólares exportados anualmente dos EUA para a China – contra os 49 bilhões anuais que representam as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos aos produtos chineses.

Fruta fresca e desidratada, bem como frutos secos e vinho, passam a pagar mais 15% em impostos na alfândega, ao passo que o porco congelado fica com a subida mais cara, 25% das taxas, com o “fim das concessões tarifárias” anunciado pelo Ministério do Comércio da China.

O governo chinês refere que a intenção destas medidas é “proteger os interesses do país e da indústria”. No entanto, as autoridades decidiram não agravar as taxas sobre todos os produtos.

A soja, muito importante para o comércio entre os dois países, ficou de fora, o que pode ser lido como um sinal de que a China quer evitar uma guerra comercial total com os EUA. “Sendo as duas maiores economias do mundo, a cooperação é a única opção correta”, afirmou o Ministério do Comércio.

Quando os EUA anunciaram as tarifas sobre produtos chineses, Donald Trump insistiu, durante uma intervenção feita da Casa Branca, que a China é um país “amigo” e que tem “imenso respeito pelo presidente Xi Jinping”. Ele também enfatizou sua excelente relação pessoal com o homólogo chinês.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Trump só quer globalização com Bundas tipo Brasil. Agora com a China o discurso é outro. Globalização e privatização no país dos outros é mole né? Agora é tua vez de sentar no colo do amigo PANDA…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …