Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Elvis Gonzalez / EPA

O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo dos Pandora Papers.

Piñera usou “seu cargo para resolver assuntos pessoais“, disse o deputado da oposição chilena, Tomás Hirsch, ao apresentar a acusação na Câmara dos Deputados, a primeira etapa do processo de impeachment que pode durar várias semanas.

Essa acusação constitucional, que segundo o presidente chileno conservador “não tem fundamento”, se soma a uma investigação criminal aberta pelo Ministério Público há cinco dias pela mesma operação: a venda em 2010 da exploração da mina “Dominga” por uma empresa do filhos de Piñera, quando este cumpria seu primeiro mandato (2010-2014).

Agora a Câmara dos Deputados, controlada pela oposição, deve decidir se aprova ou rejeita a denúncia, votação que ocorrerá na primeira semana de novembro, segundo fontes do Congresso.

Se a acusação for aceita, o caso vai para o Senado, que teria que atuar como júri para selar o destino de Piñera, cujo segundo mandato, iniciado em março de 2018, termina em 11 de março de 2022.

A previsão é que o processo de impeachment no Congresso chileno seja definido antes das eleições de 21 de novembro, quando ocorrerá o primeiro turno para eleger o próximo presidente do Chile.

A publicação dos Pandora Papers expôs Piñera, um dos homens mais ricos do Chile, que se defendeu alegando que deixou a administração de suas empresas em 2009, antes de assumir o seu primeiro governo, não tendo assim participado da venda da Dominga.

Operação ilegal nas Ilhas Virgens Britânicas

De acordo com uma investigação da mídia local CIPER y LaBot, citada no escândalo dos Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), a mina “Dominga” foi vendida ao empresário Carlos Alberto Délano, amigo próximo de Piñera, por US$ 152 milhões, um negócio parcialmente fechado nas Ilhas Virgens Britânicas.

O pagamento da operação deveria ser feito em três parcelas, e continha uma cláusula polêmica que condicionava o último pagamento ao “não estabelecimento de proteção ambiental sobre a área de mineração, como reivindicam os grupos ambientais”.

O governo Piñera, segundo a investigação, acabou não protegendo a área da mina, sendo efetuado então o terceiro pagamento.

Projeto mineiro e portuário

O presidente garante que não teve conhecimento da transação porque colocou seus ativos sob “custódia cega” em 2009. Além disso, ele argumentou que a questão é uma “coisa julgada”, uma vez que esses fatos “foram investigados a fundo” pelo Ministério Público, e indeferido pelos tribunais em 2017.

No entanto, o Ministério Público esclareceu na sexta-feira (8) que não há “coisa julgada” neste caso, porque essa venda não foi “expressamente” incluída no processo.

O projeto de mineração, aprovado em um tribunal regional mas com recursos pendentes do Supremo Tribunal Federal, inclui a exploração de duas minas a céu aberto – ferro e cobre – no deserto do Atacama, na região de Coquimbo, a 500 quilômetros ao norte de Santiago.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …