Governo espanhol cai; socialista Pedro Sánchez é o novo primeiro-ministro

marianorajoybrey / Flickr

O agora ex-primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy

A destituição promovida pelos socialistas ao ex-primeiro ministro Mariano Rajoy foi aprovada pelo parlamento espanhol nesta sexta-feira (1º), levando à queda do governo, que agora passa a ser liderado por Pedro Sánchez.

Uma maioria absoluta de 180 deputados em um total de 350 manifestou de forma nominal apoio à destituição. Rajoy esteve no poder durante seis anos e Pedro Sánchez tentará acabar a legislatura que termina em 2020.

Antes da votação, o ainda chefe do governo espanhol reconheceu que estava prestes a ser afastado do poder, tendo mesmo felicitado o líder socialista que agora o substitui.

“Podemos presumir que a moção de censura (destituição) será adotada, tendo como consequência Pedro Sánchez como novo presidente do governo”, admitiu Rajoy no curto discurso que fez quando chegou ao parlamento, depois de ter faltado ao início do debate.

Rajoy quis ser “o primeiro a felicitar” o líder do PSOE, apesar de não concordar com “o que ele fez”. “Foi uma honra deixar a Espanha melhor do que a encontrei”, disse ainda o primeiro-ministro, acrescentando esperar que Sánchez consiga fazer a mesma coisa.

Por sua vez, Pedro Sánchez agradeceu o apoio dos deputados à sua posse e disse que a assembleia irá escrever “uma nova página na democracia do país”. A líder da bancada socialista, Margarita Robles, assegurou que o PSOE irá colocar o interesse dos espanhóis à frente dos do partido.

A queda do Executivo é provocada depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados a longas penas de prisão, na semana passada, na sequência do esquema de corrupção conhecido por “caso Gürtel”, que ajudou a financiar o partido.

Rajoy recusou até agora apresentar sua demissão antes da votação da moção de censura, a única forma de se manter no poder o tempo necessário para organizar eleições antecipadas e impedir a chegada dos socialistas ao poder.

Os socialistas espanhóis já contavam com o apoio do partido Unidos Podemos, dos nacionalistas bascos e dos independentistas catalães. O voto, anunciado nesta quinta-feira (31), dos cinco deputados do Partido Nacionalista Basco (PNV) assegurou a maioria absoluta que Sánchez precisava para afastar Rajoy e automaticamente ocupar seu lugar à frente do Executivo.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …