Primeiro tubarão “vegetariano” intriga os cientistas

Uma cientista da Universidade da Califórnia descobriu uma espécie de tubarão-martelo que tem uma alimentação vegetariana, ingerindo ervas marinhas. Um caso que surpreende a comunidade acadêmica.

Os tubarões são conhecidos como temíveis animais carnívoros, sendo geneticamente “construídos” para caçar presas, com os dentes afiados e os sentidos apurados.

Mas o tubarão-de-pala, uma espécie de tubarão-martelo que chega a 1,5 metro de comprimento, pode ser o primeiro tubarão “vegetariano”, segundo revela a pesquisadora da Universidade da Califórnia, Samantha Leigh.

Os tubarões-de-pala eram conhecidos, até agora, por se alimentarem sobretudo de crustáceos. Mas Samantha Leigh descobriu que também consomem ervas marinhas e são capazes de as digerirem com facilidade, conforme escreve o jornal científico Earth Touch News.

Samantha estudou a alimentação destes predadores, sujeitando-os a uma dieta de ervas marinhas marcadas com carbono-13, para poder detectar se os nutrientes da comida vegetal eram absorvidos pelo organismo dos tubarões.

Os resultados revelaram que cerca de 56% das ervas ingeridas foram decompostas pelo intestino dos tubarões, sendo as restantes excretadas. Dados que surpreendem, já que, “pelo que sabemos, os tubarões são, em grande parte, carnívoros e, presumivelmente, têm estômagos otimizados para uma dieta rica em proteínas e rica em lipídios”, destaca Samantha Leigh, citada pelo Earth Touch News.

(dr) Samantha Leigh

Tubarão-de-pala

“O tubarão-de-pala é a única espécie de tubarão que consome grandes quantidades de ervas marinhas (até cerca de 60% da sua dieta)”, nota a cientista.

Samantha Leigh admite que este pode ser um consumo “acidental”, que ocorre enquanto os tubarões “apanham itens de outras presas nos leitos de ervas marinhas”. Um dado que, se confirmado, torna ainda mais surpreendente que consigam digerir as plantas, o que não é típico de outros carnívoros.

A análise dos químicos intestinais dos tubarões revelou a presença de enzimas para a digestão de gorduras e proteínas típicas da carne, mas também para a digestão de celulose, componente das plantas conhecida por ser difícil de digerir.

“É comparável às jovens tartarugas marinhas que são estritamente herbívoras e que se alimentam das mesmas ervas e que vivem nos mesmos habitats que os tubarões-de-pala”, destaca Samantha Leigh.

A grande pergunta a responder é como os tubarões conseguem digerir as ervas marinhas tão bem. Samantha Leigh acredita que pode ter a ver com as bactérias intestinais. E esse é o próximo passo da pesquisa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …