Se beber, dirija – um carro autônomo

Uma das principais causas de morte no trânsito pode ser resolvida com a ajuda dos carros autônomos. Ou não.

A Comissão Nacional de Transportes da Austrália, um órgão independente, mas com ligações ao Governo do país, sugeriu que pessoas alcoolizadas ou sob a influência de drogas possam utilizar veículos autônomos sozinhas, sem que haja um motorista acompanhando.

Para a NTC, não existe diferença entre a entrada de um indivíduo nestas condições em um carro que se dirige sozinho ou um táxi pilotado por alguém. Em ambos os casos, ele não é capaz de dirigir caso exista a necessidade disso, indicando apenas o caminho a seguir e sendo levado para lá. Segundo o orgão, trata-se de uma “medida de atualização“.

Não apenas seria uma solução para os números de mortes ao volante – na Austrália, cerca de 1.300 pessoas morrem todos os anos ao dirigirem sob a influência de álcool ou drogas –, mas também o fim de um incômodo para quem trabalha ao volante.

O órgão cita pesquisas informais que indicam que uma das maiores reclamações dos motoristas de aplicativos está, justamente, ligada à presença de passageiros bêbados nos carros, seja por chamadas e indicações de endereço malfeitas ou danos causados por pessoas que passam mal.

Para lidar com isso, a organização sugere um conjunto de regras que abranjam também os veículos semiautônomos, ou seja, aqueles que ainda precisam de algum tipo de participação humana em seu funcionamento. Neste caso, a ideia é que essa categoria de carro não seja utilizada em serviços de aplicativos, com apenas os carros que efetivamente seguem sozinhos servindo aos usuários.

Além disso, a NTC deseja reduzir as responsabilidades de empresas e usuários em casos de acidentes com veículos autônomos. A ideia do órgão é que culpar as empresas em casos de mal funcionamento não seria adequado, principalmente no que toca o fomento da tecnologia, uma vez que impedimentos legais e o temor de processos e pagamentos de indenização poderiam frear a adoção dessa inovação.

A ideia, então, seria transferir essa responsabilidade para os fabricantes de veículos e desenvolvedores dos softwares de pilotagem. Dessa forma, eles seriam incentivados a criarem soluções melhores e mais seguras, tanto para o sistema de localização e funcionamento em si, mas também para maior segurança dos passageiros, principalmente aqueles que não têm condições de assumir o volante em caso de eventualidade.

A meta do NTC é apresentar uma versão revisada da legislação de trânsito da Austrália no primeiro semestre do ano que vem. Em 2016, o país já permitiu a realização de testes em seu território e a expectativa é que os primeiros veículos autônomos comerciais comecem a operar nas ruas do país em meados de 2020.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …