Apple indica que pode estar trabalhando em carros autônomos

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico de um iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

Conceito artístico de um iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple, pela primeira vez, admitiu que possui planos para desenvolver carros autônomos. A empresa mostrou ainda preocupação com as dificuldades que poderá enfrentar para manter seus projetos em segredo.

Através de uma carta enviada à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade responsável pela regulamentação das rodovias dos Estados Unidos, a Maçã revela as suas intenções de atuar no setor de desenvolvendo uma tecnologia relacionada à criação de carros que dirigem sozinhos.

A companhia ainda destaca os “significativos benefícios sociais dos veículos automatizados” e que eles podem salvar muitas vidas ao prevenir milhões de colisões e milhares de mortes todos os anos.

A empresa mostrou ainda preocupação com as dificuldades que poderá enfrentar para manter seus projetos em segredo. A Apple ainda pede que a entidade promova uma “competição leal” entre os recém-chegados à indústria automobilística e os fabricantes tradicionais.

Sendo assim, ela sugere que todas as empresas interessadas em fabricar veículos autônomos compartilhem dados entre si para que possam desenvolver sistemas mais eficientes e seguros.

“Nós estamos encaminhando nossos comentários à NHTSA porque a Apple está investindo pesadamente em aprendizado mecânico e sistemas autônomos”, disse Steve Kenner, diretor de integridade de produtos da Apple e autor da carta. “Queremos trabalhar com a NHTSA para ajudar a definir as melhores práticas para o setor”.

“Veículos autônomos têm o potencial de melhorar significativamente a experiência humana — para prevenir milhões de acidentes e milhares de fatalidades a cada ano e prover mobilidade àqueles que não a têm”, escreveu o executivo.

“É vital que aqueles desenvolvendo e entregando veículos autônomos sigam princípios de segurança rigorosos quanto a design e produção. Tais princípios não devem, entretanto, inibir as companhias de fazer progresso; não há necessidade de comprometer segurança ou inovação.”

A carta não menciona explicitamente um carro autônomo, porém, o documento parece suficiente para confirmar que o Project Titan – o projeto do carro eletrico da Apple – é mesmo real.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Colin Powell, ex-secretário de Estado dos EUA, morre aos 84 anos

Primeiro negro a ocupar topo da diplomacia e da máquina militar americana, ex-general teve papel de destaque na Guerra do Golfo e arranhou sua credibilidade ao apoiar a invasão do Iraque uma década depois. Colin Powell, …

Criminosos usam escaneamento por código do próprio usuário para 'sequestrar' contas do WhatsApp

Em 2019, um relatório divulgado pelo laboratório de pesquisa da empresa de segurança virtual Eset alertou que uma das formas crescentes de sequestro de contas do WhatsApp era feita por meio de um ataque conhecido …

EUA: Manobras de Trump bloqueiam investigação sobre invasão do Capitólio

Vários parceiros e associados do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se recusaram a comparecer à comissão da Câmara que investiga a invasão de 6 de janeiro de 2021 contra o Capitólio, sede do …

Dor nos olhos após COVID-19: cientistas explicam causa de complicação inesperada do vírus

Uma pesquisa de cientistas alemães mostrou que o coronavírus pode penetrar nos olhos e infectar os fotorreceptores e células ganglionares na retina. Isso pode ser uma causa de problemas com os olhos após a COVID-19. Os …

Estudo mostra como mudanças climáticas afetarão a energia hidrelétrica no Brasil

Um novo relatório publicado pela Global Environmental Change revela que, nas próximas décadas, as reduções de precipitação e vazão dos rios na região amazônica — a maior bacia hidrográfica do mundo e uma forte candidata …

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …