Tinha tudo para dar certo, mas deu errado: uma corrida de carros autônomos, organizada para colocar à prova dois carros sem motorista, não terminou conforme o previsto pelos responsáveis.
A Roborace, startup de autônomos de competição, estreou a pioneiríssima corrida entre carros autônomos numa pista profissional da Fórmula E, em Buenos Aires, e apesar de tudo ter sido minuciosamente planejado, o evento terminou em acidente.
O evento ocorreu no último sábado (18).
Para testar a nova tecnologia em níveis esportivos, algo bem diferente da situação cotidiana, já que os carros precisam “pensar” muito mais rápido para tomar decisões precisas, a empresa colocou dois “Devbots” na pista.
Durante o circuito, os carros chegaram a uma incrível velocidade de 185 km/h, algo muito próximo da velocidade máxima dos pilotos de Fórmula E (220 km/h). Mas, para o azar do Devbot 2, que acabou batendo em uma barreira ao fazer uma curva, apenas o Devbot 1 conseguiu cruzar a linha de chegada.
Na foto acima dá para ter uma ideia de como tudo aconteceu: em um momento crítico, um dos carros encontra um obstáculo na pista – vulgo um cachorro – e teve de processar a informação e tomar uma decisão rapidamente para conseguir se desviar dele.
No futuro, a ideia é criar uma liga de carros autônomos de corrida, em que as equipes se enfrentariam usando modelos idênticos. Apenas alterações de software servirão como tempero para acirrar a disputa.
Não sabemos se eventos como esse irão atrair tanto a atenção das pessoas como a Fórmula 1 ou até mesmo a Fórmula Indy, mas de uma coisa podemos ter certeza: não precisaremos nos preocupar tanto com acidentes, já que não haverá nenhum piloto sofrendo danos dentro do cockpit.
// Canaltech