Carros autônomos da Mercedes vão salvar motoristas (e sacrificar pedestres)

As tecnologias de condução autônoma – aquelas que dispensam motorista – ainda despertam muitas dúvidas. Um dos principais pontos debatidos é o seguinte dilema moral e ético: em uma situação de previsão de acidente onde é possível salvar o motorista e atropelar pedestres, ou vice-versa, qual é a decisão correta que o carro deve tomar?

O dilema moral de ter que decidir quem matar em caso de acidente é uma questão que tem vindo a ser abordada relativamente aos carros autónomos. Um estudo recente do MIT mostra que a questão nem sequer consegue ser respondida por pessoas.

Enquanto muitas empresas e profissionais tentam chegar a um consenso sobre qual deve ser o padrão adotado pela indústria, a Mercedez-Bens já tomou partido de um dos lados: o do motorista.

A montadora afirma que seus carros serão programados para salvar o condutor e os ocupantes do carro, mesmo que isso signifique sacrificar quem está do lado de fora.

Essa escolha é feita na hora de programar os algoritmos do carro que dispensa motorista e, apesar de parecer algo bem insensível, nos mostra que a forma como os carros e, por extensão, seus engenheiros pensam é diferente do que a maioria das pessoas imagina.

“Se você pode salvar ao menos uma pessoa, salve ela. Salve a que está no carro“, simplificou Christoph von Hugo, gerente de segurança dos carros autônomos da Mercedes.

“Se nossa única certeza é que uma morte pode ser evitada, então essa é a sua prioridade.”

O debate todo é bem confuso, e o dilema moral se aprofunda ainda mais quando consideramos que os carros autônomos podem salvar milhões de vidas que teriam sido tiradas por motoristas humanos descuidados (e/ou bêbados).

Para o executivo da Mercedes, este é apenas mais um ponto a favor da decisão da montadora, uma vez que os problemas éticos podem ser compensados pelo fato de que os carros serão melhores condutores do que a maioria da população comum.

Hugo diz ainda que, mesmo se o carro optar por sacrificar seus ocupantes, isso pode não ajudar em nada, uma vez que não garantiria que pessoas do lado de fora do automóvel fossem afetadas.

“Essa questão moral sobre quem salvar: 99% do nosso trabalho de engenharia é evitar que situações como essa aconteçam”, completou Hugo.

De qualquer forma, quando um carro autônomo da Mercedes estiver vindo na sua direção, a melhor decisão ainda é sair da frente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …