De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior.
“Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As espécies eram bastante diversas, mas respondiam de maneira semelhante. Essa consistência foi chocante”, disse o principal autor do estudo, Brian Weeks, professor de meio ambiente e sustentabilidade na Universidade de Michigan (EUA).
Segundo Weeks, para entender como a mudança climática afeta os pássaros, é preciso levar em consideração três fatores: mudanças na faixa geográfica; eventos como migração e nascimento; e morfologia corporal.
Ele e sua equipe analisaram70.716 espécimes de 52 espécies de aves migratórias norte-americanas que morreram chocando-se contra prédios em Chicago, coletadas ao longo de 40 anos. Os resultados indicaram que, de 1978 a 2016, o comprimento do osso da perna das aves (uma medida comum do tamanho corporal) diminuiu 2,4%, enquanto o comprimento das asas aumentou 1,3%.
Os cientistas não sabem exatamente por que, mas o aquecimento do planeta é o responsável pelo encolhimento dos pássaros.
// HypeScience