Os poluentes atmosféricos estão entrando em nossos corpos através de nossa pele

Em áreas altamente poluídas, todos nós sabemos que devemos (pelo menos tentar) evitar inalar quaisquer toxinas que estejam flutuando a nosso redor, tanto quanto for possível.

É por isso que, quando a poluição fica especialmente ruim na China, as pessoas são aconselhadas a ficar em casa, e essa é uma das razões por trás do aumento dos máscaras cirúrgicas sendo usado em Tóquio, Japão.

Mas um novo estudo, publicado na Environmental Health Perspective, descobriu que quando se trata de certos poluentes transportados pelo ar, chamados de ftalatos, a nossa pele pode absorver tanto quanto se nós estivéssemos os respirando.

De acordo com John Kissel, da Universidade de Washington nos Estados Unidos, é como se nós fossemos grandes esponjas para estes produtos químicos.

O que são os ftalatos, exatamente?

Os ftalatos são um grupo de produtos químicos “semi-voláteis” que são usados ​​para fazer plástico macio e flexível, ou como agentes de dissolução para outros tipos de materiais, e são encontrados em todos os tipos de cosméticos, fragrâncias, e produtos domésticos de limpeza. Os ftalato são derivados do petróleo, e cerca de 2 milhões de toneladas são produzidos em todo o mundo a cada ano. Quer ficar ainda mais preocupado? Mais de 20 tipos diferentes estão em uso comum.

Eles estão por toda a parte

Ao longo dos últimos 50 anos, eles se tornaram os plastificantes mais usados ​​no mundo, mas a crescente preocupação sobre o que a exposição prolongada pode nos causar é o que está preocupando. Nós podemos entrar em contato com este poluente através do ar de ambientes interiores, poeira e embalagens de alimentos, por exemplo. E este perigo é o que está fazendo alguns países da Europa e os Estados Unidos proibirem totalmente o uso de alguns tipos.

Os estudos mostraram que os ftalatos podem acabar no nosso sangue, no leite materno e na urina, e eles têm sido classificados como “disruptores endócrinos”, devido à forma como eles afetam os sistemas hormonais do nosso corpo, tais como os sistemas de estrógeno e andrógenos.

Asma e muito mais

A pesquisa preliminar relacionou certos ftalatos às incidências de asma, sugerindo que PVC aquecidos poderia contribuir para o desenvolvimento de asma em adultos, enquanto a exposição ao ftalato dentro de casa poderia colocar as crianças em maior risco de asma e alergias.

Há também indicações de que a exposição poderia levar a um maior risco de câncer de mama, mas a pesquisa ainda não foi definitiva.

Kissel e seus colegas queriam investigar o efeito da “absorção dérmica” – ou absorção através da pele – sobre os níveis de ftalatos encontrados em células sanguíneas de humanos. Eles recrutaram seis voluntários saudáveis ​​do sexo masculino, e os expuseram a um ar com concentrações elevadas de dois tipos de ftalatos: ftalato de dietilo (DEP) e di (n-butil) ftalato (DNBP).

Os seis voluntários foram expostos aos produtos químicos durante um período de 6 horas, numa câmara especial, primeiro com capuzes de respiração especializados que impediu a inalação de qualquer um dos ftalatos, e, em seguida, eles foram para outra câmara sem capuzes.

As únicas roupas que eles foram autorizados a usar durante a exposição foram calções de banho. Eles também foram colocados em uma dieta restrita de produtos de cuidados pessoais 12 horas antes de entrar na câmara e até sua urina foi coletada 66 horas mais tarde.

O que aconteceu?

Concentrações do metabolito foram menores quando os participantes foram expostos ao ar câmara, enquanto vestindo uma capa, mas os níveis ainda eram substancialmente mais elevados do que os níveis medidos antes de os participantes entraram na câmara, indicando absorção significativa de DEP e DNBP.

A equipe descobriu, então, que a absorção dérmica de DEP foi de cerca de 10 por cento maior do que por inalação. E a absorção cutânea de DNBP foi de 82 por cento maior do que por inalação. E quanto mais velho o participante era, maiores eram as taxas de absorção dérmica de ambos (DEP e DNBP).

Eles disseram que, com base na amostra muito limitado de seis participantes, o impacto da idade foi surpreendentemente forte.

E agora, quem irá nos salvar dos poluentes atmosféricos?

Os pesquisadores ainda estão testando como a absorção de diferentes níveis de ftalatos afetariam nossa saúde. E sim, a amostra é pequena, mas os resultados justificam o investimento em algumas pesquisas futuras.

A pele é o maior órgão do corpo humano, por isso, se ele realmente não está nos protegendo  contra esses produtos químicos normalmente utilizados, temos aí um problema.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …