Ouvir música pode prejudicar significativamente a criatividade

Psicólogos da Universidade de Central Lancashire, da Universidade de Lancaster (ambas no Reino Unido) e da Universidade de Gävle (Suécia) analisaram o impacto da música de fundo no desempenho das pessoas.

Ao contrário da visão popular de que a música aumenta a criatividade, os pesquisadores descobriram o efeito oposto quando os participantes tiveram que resolver problemas verbais.

No estudo, participantes tiveram que concluir tarefas que testavam sua criatividade verbal expostos a cinco “barulhos de fundo” diferentes: música com letras estrangeiras (desconhecidas); música instrumental sem letra; música com letras familiares; ruído de biblioteca; silêncio.

Um exemplo de tarefa era: um participante recebia três palavras (como “guarda”, “relógio”, “gira”) e precisava encontrar uma única palavra (como “sol”) que pudesse ser combinada com elas para formar outra palavra ou frase comum (ou seja, “guarda-sol”, “relógio de sol” e “girassol”).

“Encontramos fortes evidências de desempenho prejudicado quando tocamos música de fundo em comparação com as condições de silêncio do ambiente”, concluiu o Dr. Neil McLatchie, da Universidade de Lancaster.

Por quê?

Os pesquisadores sugerem que isso pode ocorrer porque a música perturba o que é chamado de memória de trabalho verbal (ou fonológica). O terceiro experimento, a exposição à música com letras familiares, prejudicou a criatividade independentemente de a música também estimular o ânimo, induzir um humor positivo, ser apreciada pelos participantes ou de os participantes tipicamente estudarem na presença de música.

No entanto, não houve diferença significativa no desempenho das tarefas verbais entre as condições de silêncio e de ruído de biblioteca. Segundo os cientistas, o ruído de biblioteca é um ambiente de “estado estacionário” que não é tão perturbador.

“As descobertas desafiam a visão popular de que a música aumenta a criatividade e, em vez disso, demonstram que a música, independentemente da presença de conteúdo semântico (letras familiares ou desconhecidas), interrompe consistentemente o desempenho criativo na resolução de problemas”, disseram os pesquisadores.

Um artigo com os achados foi publicado na revista científica Applied Cognitive Psychology.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …