Elon Musk apresenta rede de trânsito subterrânea para eliminar congestionamentos

Você se lembra da Boring Company, a nova companhia do visionário Elon Musk? O CEO decidiu que, para eliminar congestionamentos, ele iria construir uma máquina e começar a cavar túneis nas estradas. Todos amamos a ideia de não ficar presos no trânsito, mas como é que o milionário realmente pretende colocar isso em prática?

Agora, pode-se ter uma imagem mais clara – um vídeo mostrado durante uma palestra TEDTalk do milionário na última semana incluiu uma renderização de uma rede de trânsito subterrânea, na qual os carros viajariam em camadas de túneis em torno de trilhos a mais de 200km/h.

A visão de Musk inclui pontos de estacionamento que são na verdade entradas para um elevador, a fim de que os veículos desçam para a rede subterrânea. Uma vez lá, o carro viajará em trilhos por vários túneis integrados, todos controlados por computador para máxima eficiência.

Viajar dessa maneira permite que as velocidades excedam o que é possível na superfície, resultando na otimização da rede de roteamento. Para entender isso melhor, pense no que acontece com pacotes de dados em uma rede de comunicações de banda larga alimentando a internet – esse é um bom paralelo.

A rede teria vantagens sobre as rotas de superfície não somente por causa do roteamento inteligente, mas também por causa de sua estrutura 3D – acima do solo, as estradas geralmente só possuem uma camada, no máximo duas ou três.

Abaixo do solo, há potencial para muitas camadas entrecruzadas, que ajudam a acelerar a rota para qualquer destino.

Durante a TEDTalk, Musk disse que só gasta cerca de 2 a 3% do seu tempo na Boring Company, o que significa que esta rede ainda está longe de ser uma coisa real que realmente podemos usar.

No entanto, se tem algo no qual o CEO é bom é apresentar uma visão convincente do futuro. Em mais de uma ocasião, também, ele tornou essa visão uma realidade. Nos resta aguardar.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. De novo a manutenção do transporte individual, triste realidade. Por outro lado, se é inevitável, por que não deixar o subsolo quieto, por que não ‘erguer’ as cidades, que poderiam ter seu ‘térreo’ no segundo ou terceiro andar, mas o visionário (e milionário) aqui não sou eu.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …