Os alemães gostam de pagar impostos, os brasileiros não

dizznbonn / Flickr

Um estudo recentemente publicado pela ONU revela que os cidadãos alemães são os que melhor aceitam pagar taxas para financiar bens públicos. O Brasil aparece no lado oposto do ranking.

Os alemães são os que melhor aceitam o pagamento de impostos para financiar bens públicos, segundo revela um estudo publicado esta semana pela ONU. Por sua vez, os brasileiros estão entre os menos satisfeitos com a obrigatoriedade do pagamento de taxas.

A pesquisa, realizada pelo Basel Institute of Commons and Economics, na Suíça, mostrou, em uma escala de 1 a 10, o nível de aceitação dos cidadãos de 14 países em pagar impostos que, posteriormente, são convertidos em infraestruturas, saúde, educação e outros bens públicos.

Os cidadãos da Alemanha aparecem em primeiro lugar, com 7 de pontuação, sugerindo que o pagamento de impostos é feito de bom grado no país.

Atrás, aparecem o Camboja (6,7), Áustria (6,4), Kosovo (5,6), Bangladesh (5,5), Afeganistão e Paquistão (ambos com 5,2). Também foram publicados os resultados do Nepal (4,9), Bósnia-Herzegovina (4,7), Albânia (4,5), Sérvia (4,1) e Montenegro (3,9).

De acordo com a Deutsche Welleos brasileiros surgem em penúltimo lugar, com a pontuação 3,4, ficando apenas à frente dos cidadãos da Macedônia, cujo nível de aceitação ficou nos 3,2.

O instituto suíço calculou os resultados com base em uma pesquisa realizada com mais de 16 mil entrevistados em 141 países. Os questionários foram aplicados ao longo de três anos com a ajuda de universidades e organizações não-governamentais.

Os participantes tiveram que responder, também em uma escala de 1 a 10 e levando em conta a própria opinião, o quanto os cidadãos do seu país “aceitam pagar impostos e contribuições para financiar bens públicos”. Os resultados completos do estudo, com as pontuações dos 141 países envolvidos, devem ser publicados em março.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …

Não somos só o que comemos, “somos o que vemos” no dia a dia

No que diz respeito à saúde física, somos o que comemos. Mas e quanto à saúde mental? Segundo o médico David Fryburg, endocrinologista, somos o que vemos. Conforme aponta Fryburg, a comida é uma mistura complicada de fontes …

Detectados misteriosos sinais de rádio de galáxia a 1,5 bilhão de anos-luz

Uma equipe de cientistas do Canadá detectou sinais de rádio provenientes de uma galáxia a 1,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra. As rajadas rápidas de rádio, impulsos de energia com duração de apenas alguns …

Companhia aérea portuguesa é a primeira a voar sem qualquer plástico a bordo

A companhia aérea portuguesa Hi Fly tornou-se a primeira do mundo a voar sem qualquer plástico a bordo. A viagem aconteceu no dia 26 de dezembro. De acordo com o comunicado da companhia, o voo teve origem em …

Overstock é a primeira empresa norte-americana a pagar impostos com bitcoins

A Overstock é a primeira empresa norte-americana com presença nacional a anunciar que pagará os impostos no estado do Ohio com bitcoins, opção disponível desde novembro do ano passado. A Fortune informou, na semana passada, que a decisão da …