Pais de bebê britânico em estado terminal apelam à Justiça para mantê-lo vivo

Action4Alfie.com

Alfie Evans com os pais, Tom e Kate

Os pais do bebê britânico Alfie Evans, que sofre de uma rara condição neurológica degenerativa e protagoniza uma disputa jurídica entre sua família e os médicos que o atendem, recorrerão amanhã novamente à Justiça do Reino Unido para pedir que seu tratamento seja prolongado e ele possa continuar vivo.

Tom Evans, de 21 anos, e Kate James, de 20, pedirão à Corte de Apelações do país para que impeça que sejam desligados os aparelhos de respiração artificial aos quais menino, de 1 ano e 11 meses, está ligado desde dezembro de 2016.

O casal, que vive em Liverpool, quer transferir o menino do hospital infantil Alder Hey para o centro pediátrico Bambino Gesú, em Roma, onde continuaria sob tratamento. O centro pediátrico, vinculado ao Vaticano, se ofereceu para tratar o menino. Tom e Kate alegam que já dispõem de ambulância e jato privado  para levá-lo.

Em recente entrevista à imprensa britânica, o pai do bebê revelou que tentou transferir seu filho e foi impedido pela polícia, sob a advertência de que poderia ser preso se o fizesse.

Os pais de Alfie argumentam que se o menino “for para a Itália e morrer, pelo menos terá morrido como um herói, tentando sobreviver“. Por sua vez, o hospital que o atende defende que o estado semivegetativo é “irreversível” e que continuar o tratamento não é a melhor solução.

A condição clínica de Alfie é realmente de partir o coração, mas em cada fase do processo jurídico que há de ser seguido em casos assim, os tribunais concordaram com a equipe médica que o atende e com especialistas independentes que a condição é irreversível e não pode ser tratada”, disse recentemente um porta-voz do hospital.

Em fevereiro, um tribunal britânico deu razão aos médicos ao dar sinal verde para que o hospital pudesse interromper o tratamento contra a vontade dos pais, e o tribunal de apelações confirmou a decisão em 6 de março.

Posteriormente, os pais de Alfie viram o caso ser rejeitado pelo Supremo Tribunal e pela Corte Europeia de Direitos Humanos. Na última quarta-feira, a justiça britânica detalhou um plano médico elaborado por especialistas para pôr fim à vida de Alfie, cujos detalhes não foram divulgados por motivos de privacidade.

O papa Francisco citou hoje o caso do pequeno Alfie e o do francês Vincent Lambert – de 41 anos e que está há 10 em estado vegetativo – após a oração do Regina Coeli, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Francisco pediu que seja respeitada “a dignidade” de ambos e que sejam tratados de maneira adequada a suas condições.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …