Pais de bebê britânico em estado terminal apelam à Justiça para mantê-lo vivo

Action4Alfie.com

Alfie Evans com os pais, Tom e Kate

Os pais do bebê britânico Alfie Evans, que sofre de uma rara condição neurológica degenerativa e protagoniza uma disputa jurídica entre sua família e os médicos que o atendem, recorrerão amanhã novamente à Justiça do Reino Unido para pedir que seu tratamento seja prolongado e ele possa continuar vivo.

Tom Evans, de 21 anos, e Kate James, de 20, pedirão à Corte de Apelações do país para que impeça que sejam desligados os aparelhos de respiração artificial aos quais menino, de 1 ano e 11 meses, está ligado desde dezembro de 2016.

O casal, que vive em Liverpool, quer transferir o menino do hospital infantil Alder Hey para o centro pediátrico Bambino Gesú, em Roma, onde continuaria sob tratamento. O centro pediátrico, vinculado ao Vaticano, se ofereceu para tratar o menino. Tom e Kate alegam que já dispõem de ambulância e jato privado  para levá-lo.

Em recente entrevista à imprensa britânica, o pai do bebê revelou que tentou transferir seu filho e foi impedido pela polícia, sob a advertência de que poderia ser preso se o fizesse.

Os pais de Alfie argumentam que se o menino “for para a Itália e morrer, pelo menos terá morrido como um herói, tentando sobreviver“. Por sua vez, o hospital que o atende defende que o estado semivegetativo é “irreversível” e que continuar o tratamento não é a melhor solução.

A condição clínica de Alfie é realmente de partir o coração, mas em cada fase do processo jurídico que há de ser seguido em casos assim, os tribunais concordaram com a equipe médica que o atende e com especialistas independentes que a condição é irreversível e não pode ser tratada”, disse recentemente um porta-voz do hospital.

Em fevereiro, um tribunal britânico deu razão aos médicos ao dar sinal verde para que o hospital pudesse interromper o tratamento contra a vontade dos pais, e o tribunal de apelações confirmou a decisão em 6 de março.

Posteriormente, os pais de Alfie viram o caso ser rejeitado pelo Supremo Tribunal e pela Corte Europeia de Direitos Humanos. Na última quarta-feira, a justiça britânica detalhou um plano médico elaborado por especialistas para pôr fim à vida de Alfie, cujos detalhes não foram divulgados por motivos de privacidade.

O papa Francisco citou hoje o caso do pequeno Alfie e o do francês Vincent Lambert – de 41 anos e que está há 10 em estado vegetativo – após a oração do Regina Coeli, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Francisco pediu que seja respeitada “a dignidade” de ambos e que sejam tratados de maneira adequada a suas condições.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

STF suspende resolução da ANS sobre coparticipação em planos de saúde

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu temporariamente nesta segunda-feira (16) a Resolução Normativa 433, de 28 de junho de 2018, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) da Agência Nacional de …

Trump e Putin na Finlândia: "Nosso relacionamento nunca foi pior"

Os presidentes dos EUA e da Rússia realizam, nesta segunda-feira (16), em Helsinque, sua primeira cúpula bilateral, sob o espectro da ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016 e ainda da situação na Ucrânia …

Após 25 anos em queda, mortalidade infantil volta a subir no país

O índice de mortalidade infantil voltou a aumentar no Brasil, pela primeira vez, desde 1990. Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade de 2016 ficou em 14 óbitos infantis a cada mil …

Cinco meses de intervenção no Rio: chacinas aumentam e apreensão de arma diminui

O Observatório da Intervenção, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, divulgou nesta segunda-feira (16) um balanço dos cinco meses de intervenção federal no Rio de Janeiro. A conclusão? “Muito …

Feminicídio: funcionária do Ministério dos Direitos Humanos é assassinada

Uma funcionária terceirizada do Ministério dos Direitos Humanos foi assassinada neste sábado (14), em Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal a cerca de 26 quilômetros do centro de Brasília. A 33ª Delegacia de Polícia …

Mergulhador manda Elon Musk enfiar submarino onde dói mais; empresário reage: "Pedófilo"

Elon Musk, o multimilionário da Tesla, se envolveu em uma troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram do resgate dos 12 adolescentes da Tailândia, chegando mesmo a chamá-lo de “pedófilo”. O CEO …

Brasil é ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Um estudante brasileiro conquistou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em Cluj-Napoca, na Romênia. Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de 17 anos, é de São Paulo. Desde 2012 o Brasil não conseguia um …

Violência toma conta da festas na França: 2 pessoas morreram

Pelo menos duas pessoas morreram e cerca de 300 foram detidas na sequência dos episódios de violência registrados na França, neste domingo (15), nas festas pela vitória da seleção francesa na Copa do Mundo de …

Nova Constituição de Cuba reconhecerá propriedade privada

Esboço de reforma apresentado em diário do Partido Comunista acena com mudanças profundas na política, judiciário, economia e sociedade cubanas. Comissão encarregada é liderada por ex-presidente Raúl Castro. O governo de Cuba revelou novos detalhes sobre …

Naufrágio do século XVI é encontrado na Flórida, mas seu tesouro pertence à França

Um naufrágio do século XVI, sobrevivente de uma das primeiras viagens europeias à América, foi descoberto na costa da Florida. O achado guarda tesouros que valem milhões de dólares, mas uma juíza americana determinou que a …