Pais de bebê britânico em estado terminal apelam à Justiça para mantê-lo vivo

Action4Alfie.com

Alfie Evans com os pais, Tom e Kate

Os pais do bebê britânico Alfie Evans, que sofre de uma rara condição neurológica degenerativa e protagoniza uma disputa jurídica entre sua família e os médicos que o atendem, recorrerão amanhã novamente à Justiça do Reino Unido para pedir que seu tratamento seja prolongado e ele possa continuar vivo.

Tom Evans, de 21 anos, e Kate James, de 20, pedirão à Corte de Apelações do país para que impeça que sejam desligados os aparelhos de respiração artificial aos quais menino, de 1 ano e 11 meses, está ligado desde dezembro de 2016.

O casal, que vive em Liverpool, quer transferir o menino do hospital infantil Alder Hey para o centro pediátrico Bambino Gesú, em Roma, onde continuaria sob tratamento. O centro pediátrico, vinculado ao Vaticano, se ofereceu para tratar o menino. Tom e Kate alegam que já dispõem de ambulância e jato privado  para levá-lo.

Em recente entrevista à imprensa britânica, o pai do bebê revelou que tentou transferir seu filho e foi impedido pela polícia, sob a advertência de que poderia ser preso se o fizesse.

Os pais de Alfie argumentam que se o menino “for para a Itália e morrer, pelo menos terá morrido como um herói, tentando sobreviver“. Por sua vez, o hospital que o atende defende que o estado semivegetativo é “irreversível” e que continuar o tratamento não é a melhor solução.

A condição clínica de Alfie é realmente de partir o coração, mas em cada fase do processo jurídico que há de ser seguido em casos assim, os tribunais concordaram com a equipe médica que o atende e com especialistas independentes que a condição é irreversível e não pode ser tratada”, disse recentemente um porta-voz do hospital.

Em fevereiro, um tribunal britânico deu razão aos médicos ao dar sinal verde para que o hospital pudesse interromper o tratamento contra a vontade dos pais, e o tribunal de apelações confirmou a decisão em 6 de março.

Posteriormente, os pais de Alfie viram o caso ser rejeitado pelo Supremo Tribunal e pela Corte Europeia de Direitos Humanos. Na última quarta-feira, a justiça britânica detalhou um plano médico elaborado por especialistas para pôr fim à vida de Alfie, cujos detalhes não foram divulgados por motivos de privacidade.

O papa Francisco citou hoje o caso do pequeno Alfie e o do francês Vincent Lambert – de 41 anos e que está há 10 em estado vegetativo – após a oração do Regina Coeli, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Francisco pediu que seja respeitada “a dignidade” de ambos e que sejam tratados de maneira adequada a suas condições.

// EFE

DEIXE UMA RESPOSTA:

Quanto mais rápido corremos, mais rápido e melhor aprendemos

Segundo uma experiência recente, o estímulo locomotor parece ajudar a aprendizagem que se processa no cerebelo em ratos de laboratório. Uma equipe de cientistas liderada por Megan Carey, pesquisadora no Centro Champalimaud, em Portugal, realizou uma …

Reconstruido crânio de Homo naledi, o elo que não encaixa evolução humana

A descoberta há cinco anos do Homo naledi, uma nova espécie de hominídeo que conviveu na savana sul-africana com os humanos mais próximos ao homem moderno, poderia mudar para sempre o que sabemos sobre a …

A vaca pode se tornar o maior mamífero terrestre do mundo

Em poucos séculos, e caso a extinção animal continue no ritmo atual, a vaca pode se tornar o maior mamífero terrestre do mundo. A expansão do Homo sapiens levou a uma tendência de retração no tamanho …

Homeopata trata criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma homeopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. A notícia surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma homeopata canadense assumiu em seu blog pessoal …

Natalie Portman recusa prêmio por causa do primeiro-ministro israelense

A atriz israelo-americana Natalie Portman não vai comparecer na cerimônia do prêmio Gênesis por não querer ser associada ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Em novembro, Natalie Portman foi anunciada como vencedora do prêmio Gênesis, um prêmio instituído …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre a França e a Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas …

Coreia do Sul desliga “máquina de propaganda” na fronteira com o Norte

Os militares da Coreia do Sul anunciaram nesta segunda-feira (23) que desligaram os alto-falantes de propaganda na fronteira militarizada com a Coreia do Norte, em um gesto de boa vontade, com a aproximação do encontro …

Salah Abdeslam é condenado a 20 anos de prisão na Bélgica

O único sobrevivente do grupo responsável pelos atentados de novembro de 2015 em Paris e seu cúmplice, o tunisiano Sofiane Ayari, foram condenados a 20 anos de prisão pela participação em um tiroteio com a …

Começa a vacinação contra a gripe em todo o país

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de …

É menino! Nasce terceiro filho de Kate e William; e faz história na monarquia britânica

Nasceu nesta segunda-feira (23), às 11h01 o terceiro filho do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. E é um menino, mistério só desfeito depois do parto. O casal real tem mais dois …