Pais preferem ser cuidados por robôs do que pelos filhos na velhice

Um estudo realizado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) revelou que os pais brasileiros que tiveram filhos a partir de 2010 esperam receber um tratamento diferente do que seus pais e avôs receberam na velhice.

É que eles gostariam de contar com plataformas de inteligência artificial quando estivessem idosos, uma opção que vem a frente até mesmo do cuidado dos filhos.

A pesquisa, batizada de “Geração AI”, ouviu 600 pais e mães entre 20 e 36 anos de idade que possuem pelo menos uma criança de até sete anos. Os dados foram levantados entre os dias 13 a 15 de junho de 2017.

O estudo revelou que a preferência dos jovens pais pelas plataformas de inteligência artificial em detrimento dos cuidados recebidos pelos filhos se deve ao fato de que eles se sentiriam mais independentes.

63% dos entrevistados optaram pelos cuidados recebidos pelos robôs e pelas plataformas de IA, enquanto apenas 37% escolheriam ser cuidados pelos seus filhos.

Ainda que os robôs desenvolvidos para auxiliar os humanos nas tarefas cotidianas já sejam uma realidade, eles ainda não se tornaram populares, especialmente em países como o Brasil. Entre os robôs desenvolvidos para estes propósitos estão o Kirobo, da Toyota; e o Pepper e Romeo, ambos da SoftBank Robotics.

A confiança dos pais jovens nos robôs e nas plataformas de inteligência artificial vai ainda mais longe do que os cuidados recebidos na velhice. De acordo com a pesquisa, dois de cada cinco entrevistados disseram confiar no diagnóstico e tratamento dos robôs no caso de terem filhos doentes.

Quanto à segurança, 31% dos pais temem quando os filhos estão dirigindo. No entanto, se o veículo for autônomo, o número cai para 25%. Além disso, outro reflexo da confiança dos pais na tecnologia é de que três quartos deles afirmaram que incentivarão seus filhos a trilharem uma carreira na engenharia.

Os robôs também seriam preferidos por 74% dos pais na hora de escolherem um tutor para seus filhos. Além disso, 40% dos entrevistados admitiram que se sentiriam confortáveis em terem um “robô-babá” em casa para cuidarem de seus filhos.

No caso de terem um “animal de estimação robótico”, 55% dos pais fariam a troca de um cachorro de verdade por um robô dentro de casa, enquanto que 42% das mães aceitariam essa decisão.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …