Mais um dos muitos golpes aplicados no WhatsApp, desta vez uma campanha falsa das lojas “O Boticário” está prometendo um vale-presente no valor de R$ 500. O phishing disseminado no mensageiro já afetou mais de 50 mil brasileiros em apenas cinco dias, de acordo com a PSafe.
A tática da vez é a mesma utilizada em outros golpes através do mensageiro. Os links fraudulentos são repassados em conversas com amigos ou mesmo em grupos, o que faz com que as pessoas realizem os cadastros em sites maliciosos ou mesmo baixem apps falsos, que podem contem vírus ou mesmo cobranças indevidas.
O golpe acontece quando um criminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (no caso, voucher de O Boticário) e, normalmente, um link acompanhante para você resgatar o valor.
O golpe acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.
O golpe ainda convida o usuário a clicar no link enviado via WhatsApp. Assim que o usuário entra na página indicada, ele é direcionado para uma página onde deve responder a três perguntas relacionadas à marca, como, por exemplo, “você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”.
Através da ação, os cibercriminosos conseguem induzir um número grande de pessoas para que espalhe o golpe, o que acaba por atingir mais usuários.
Assim que as questões são respondidas, o golpe ainda pede para a vítima compartilhar o link com 10 amigos. Dessa maneira, ele é espalhado para atingir mais pessoas. Após o compartilhamento, é exigido que o usuário do WhatsApp escreva dados pessoais em campos específicos.
É nesse momento que os cibercriminosos pegam os seus dados.
A dica para não cair nesse tipo de golpe é sempre a mesma, ou seja, checar a origem da promoção no site oficial da marca. Para completar, é preciso ter o máximo de cuidado ao acessar links desconhecidos e ainda contar sempre com um bom antivírus no aparelho.
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