Mais um golpe no WhatsApp atinge mais de 50 mil brasileiros

Mais um dos muitos golpes aplicados no WhatsApp, desta vez uma campanha falsa das lojas “O Boticário” está prometendo um vale-presente no valor de R$ 500. O phishing disseminado no mensageiro já afetou mais de 50 mil brasileiros em apenas cinco dias, de acordo com a PSafe.

A tática da vez é a mesma utilizada em outros golpes através do mensageiro. Os links fraudulentos são repassados em conversas com amigos ou mesmo em grupos, o que faz com que as pessoas realizem os cadastros em sites maliciosos ou mesmo baixem apps falsos, que podem contem vírus ou mesmo cobranças indevidas.

O golpe acontece quando um criminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (no caso, voucher de O Boticário) e, normalmente, um link acompanhante para você resgatar o valor.

O golpe acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

golpe-whatsapp-oboticario-1

O golpe ainda convida o usuário a clicar no link enviado via WhatsApp. Assim que o usuário entra na página indicada, ele é direcionado para uma página onde deve responder a três perguntas relacionadas à marca, como, por exemplo, “você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”.

Através da ação, os cibercriminosos conseguem induzir um número grande de pessoas para que espalhe o golpe, o que acaba por atingir mais usuários.

Assim que as questões são respondidas, o golpe ainda pede para a vítima compartilhar o link com 10 amigos. Dessa maneira, ele é espalhado para atingir mais pessoas.  Após o compartilhamento, é exigido que o usuário do WhatsApp escreva dados pessoais em campos específicos.

É nesse momento que os cibercriminosos pegam os seus dados.

A dica para não cair nesse tipo de golpe é sempre a mesma, ou seja, checar a origem da promoção no site oficial da marca. Para completar, é preciso ter o máximo de cuidado ao acessar links desconhecidos e ainda contar sempre com um bom antivírus no aparelho.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …