Eleições 2018: para empresários, “a alternativa é Bolsonaro”

ABr

Jair Bolsonaro

O presidente da confederação das associações comerciais e empresariais do Brasil (CACB), que representa 2,3 milhões de empresas, diz que para os empresários brasileiros “a alternativa é Bolsonaro”.

“Não tenho dúvida de que, para os empresários, a alternativa será o candidato Bolsonaro. Esse é o sentimento que tenho ouvido como presidente das associações comerciais do Brasil em todos os eventos em que tenho participado e em todos os estados”, disse George Teixeira Pinheiro, à margem de uma conferência em que participou em Lisboa.

“Talvez porque os outros candidatos não souberam vender bem suas propostas”, afirmou em entrevista à agência Lusa.

Os empresários atravessaram um período difícil, com um grande número de pessoas desempregadas, com o custo real do dinheiro muito caro, juros dos mais altos do mundo e uma burocracia muito grande, bem como “excesso de fiscalização pública” e de impostos, explica, para justificar um possível voto da classe empresarial em Jair Bolsonaro. “Então precisamos mudar. E essa é a realidade“, conclui. 

A reforma tributária é a prioridade para os empresários, diz, admitindo que tem sido um tema abordado em campanha por todos os candidatos que disputam o governo do Brasil. E refere que tem sido também uma das prioridades do atual governo de Michel Temer, que termina o mandato daqui a três meses.

Não há nenhum problema se Bolsonaro ganhar. Infelizmente as alternativas que nós tínhamos em relação aos candidatos mais de centro não se realizaram e hoje temos duas coisas antagônicas, uma muito à esquerda e uma muito à direita. A população vai decidir, mas a disputa está muito grande no Brasil”, diz o representante dos empresários.

Para George Teixeira Pinheiro, o momento que o Brasil atravessa “é muito importante” e “consolida a democracia brasileira com uma disputa cerrada para a presidência da república”, porém, admite, o país “está um pouco mais dividido entre esquerda e centro direita”.

O problema, que se vive hoje, deve-se a “um longo período de um governo de esquerda, primeiro com o presidente Lula, depois com a presidente Dilma que terminou em impeachment, seguida pelo presidente Michel Temer”.

Este último, diz George, “tentou modificar algumas coisas e aprovou diversas propostas modernas, como a reforma trabalhista, mas nós precisamos mudar e aprovar uma reforma tributária e uma reforma previdenciária”.

Da parte de todos os brasileiros, garante, há, por isso, “uma expectativa muito grande, porque o Brasil precisa voltar a crescer. Estamos com um número muito grande de pessoas que não têm emprego”. Na sua opinião, o candidato da direita às eleições de 7 de outubro também não traria problemas ao Brasil em termos de relações internacionais.

Pelo contrário, Bolsonaro “está acenando com perspectivas muito melhores” nas relações com os principais intervenientes no mundo, com a Europa, os Estados Unidos, a Inglaterra e até com a Rússia e a China.

“Sinceramente, não vejo problemas a esse nível com nenhum dos candidatos, mas com Bolsonaro a expectativa, economicamente, parece ser muito melhor para os empresários brasileiros”, salienta.

“O Brasil tem vindo há muito tempo a ter acordos comerciais com os países que estão à parte do desenvolvimento. Estamos falando de alguns países da América Latina, da África, mas não com países do primeiro mundo. O Brasil patina há alguns anos para fazer o acordo do Mercosul com a Europa. Esse acordo tem de sair de imediato e esse acordo é promessa do candidato Bolsonaro”, afirma.

Nesse sentido, “a certeza política é muito importante. Tem que se ter segurança e garantias de que os negócios não mudam, que o país vai honrar seus compromissos “, acrescenta o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, uma das mais antigas organizações associativas do país com 2.300 associações.

O primeiro turno das eleições presidenciais está marcada para dia 7 de outubro, enquanto o segundo decorrerá diaa 28 deste mês.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estranho esse apoio… e enganoso, também. Bolsonaro não é a alternativa da opinião “dos empresários”, como afirma o título da matéria, mas apenas uma intuição do Presidente da CACB. E por razões mais que pessoais e discutíveis.

    A mais discutível, a meu ver, é a de que Bolsonaro estaria “acenando com perspectivas muito melhores” nas relações internacionais e, por extensão, nas da Economia.

    Ora, para começar, Bolsonaro é o único que nem sequer tem um plano de governo. No debate da Roda Viva chegou a responder assim para um tópico de economia: “Ah… você vem perguntar isso para um capitão do exército?!”, ao que foi rebatido com um “Não, pergunto a um candidato à presidência do Brasil”.
    Por causa dessa carência de um plano e de ideias, ele procura escapar de debates e dá voz ao seu vice ou ao seu guru da Economia, o que, frequentemente, acaba saindo como tiro no pé.

    Alguns empresários mais ingênuos podem realmente estar se deixando levar por promessas mal pensadas, um dos tiros no pé, como a de acabar com o 13º salário, ou o de reduzir os impostos dos muito ricos e aumentar o dos pobres, igualando em 20% o desconto para tributos.
    Pode, quem está à frente de negócios, acreditar que alguém hoje teria força política para ações tão impopulares como essas, ainda mais vindo esse alguém de partido tão pequeno e sem outros expoentes carismáticos, como o PSD? É muita fé!

    Vamos pensar: que força tem Bolsonaro internacionalmente, para ter essa expectativa positiva dele? Lula é que, mesmo na cadeia, continua recebendo governantes de todo o mundo. Quem o visitou enquanto esteve internado? O ator pornô Alexandre Frota, o infalível Carlos Vereza… e de internacional…

    Onde está que Bolsonaro se propõe a dar continuidade ao Mercosul? Ainda recentemente ele disse que é “completamente contra” uma aproximação com o Mercosul. Que é a “escória”…(Busque no Youtube: “Bolsonaro e sua opinião sobre o Mercosul”). E onde que ele ajudaria no acordo Mercosul-União Europeia? O último encontro da EU, em Bruxelas, final de maio, trouxe apreensão a possibilidade de vitória de Bolsonaro, levantando-se a possibilidade de que isso poderia fazer naufragar um possível acordo.

    Por outro lado, anteontem o Trump destacou o Brasil para dizer que somos negociadores muito “duros” e que não vai tolerar. O Bolsonaro vai “amolecer”?

    Na época de Lula, ele botou o pé na estrada – ou, melhor dizendo, no céu. O tal aerolula, tão criticado, nos tirou da dependência dos EUA que, até hoje, continua em segundo lugar, entre nossos parceiros comerciais, após a China. Lula foi também um dos fundadores do BRICS, com a China, Rússia, Índia e África do Sul. Por que a organização daria mais apoio a Bolsonaro que ao partido de um de seus fundadores?

    Simplesmente não há lógica nisso!

    Ainda mais garantindo que vai tirar o Brasil da ONU. Se ele for eleito, ficaremos sozinhos.

    Sobre a afirmação sobre as forças antagônicas “uma muito à esquerda e uma muito à direita”, até é possível encaixar o Bolsonaro. Afinal, ele já declarou ser a favor da tortura, idolatra um torturador da ditadura, a qual apoiou e não esconde que gostaria de tê-la de volta, para matar “uns 30 mil”. Enquanto o filho diverte-se sadicamente postando no Facebook imagem chocante de vítima de tortura, o pai coloca-se contra direitos a índios e a negros. Quer todo o povo armado. Não há no Brasil nenhum partido legalmente constituído tão à direita como o representado por Bolsonaro.

    Já no caso de Haddad, há pelo menos o PSTU, o PCO e o PSOL, que estão bem mais à esquerda. Até o partido que se diz de “extrema direita” da Suécia está à esquerda do Haddad, o professor universitário que venceu 290 prefeitos em uma competição promovida pela Bloomberg em Nova York – ganhou 5 milhões de dólares, que repassou à Prefeitura de São Paulo. Qual é exatamente a atitude temerária que aconteceria, que pode ser associada à esquerda brasileira? O que exatamente “de esquerda” pode ser associado de negativo a 12 anos de governos petistas. Até roubos de que acusam alguns de seus membros, e que levam a acúmulo de capital, são muito mais associados ao capitalismo. Ou seja, gente de esquerda praticando coisas da direita. Mas não são princípios válidos para ela. Pior é seguir princípios errados.

    Se a expectativa do presidente da CACB é a de ter “segurança e garantias de que os negócios não mudam, que o país vai honrar seus compromissos“, como ele diz textualmente, então ele deve estar mais confortável com o PT. Afinal, em 12 anos de PT nunca houve pacotes econômicos, como os dos governos que os antecederam, todos os compromissos foram honrados e o Brasil decuplicou a sua reserva em dólares – e é isso que vem garantindo, hoje, a confiança internacional, apesar da implosão econômica que o impeachment trouxe.

  2. Roger, aparentemente, você considera a sua opinião – notoriamente petista – melhor e mais importante do que a de milhares de empresários que analisam a situação político partidária de modo imparcial.
    Será que tudo isso que foi escrito demonstra a elevada capacidade organizacional, administrativa e moralizadora do governo do PT? Mesmo tendo sido interrompido (e graças a Deus que o foi!) com o exército de desempregados, economia beirando a recessão e descrédito e desânimo do setores produtivos? Mesmo depois de transformar uma dívida externa de US$ 300 bilhões numa dívida interna de US$ 3 trilhões? Mesmo que os apoiadores do Bolsonaro façam campanha voluntária devotada, gratuita e ordeira? Mesmo que muitos não bolsonaristas lhe garantam apoio? Mesmo que a enorme bancada ruralista no Congresso Nacional abandone o PSDB para apoiá-lo? Isso sem contar com outras bancadas de viés notoriamente moralizador da sociedade. Mesmo que o apoio popular ao Lula precise ser movido a gorjetas e pão com mortadela?
    Está cada vez mais evidente que o Lula “botou o pé na estrada” à busca de propinas e de apoio em governos corruptos de outros países. O que o levou a declarar que o Brasil compraria o pior concorrente entre os aviões de caça sob análise? Sua capacidade de pilotar aviões movidos a álcool? O que o motivou a mandar, sem necessidade, sem oportunidade legal, sem aval técnico, a PETROBRÁS encomendar 40 sondas? E o sonho da transposição do Rio São Francisco? Os petistas já acordaram dele, enquanto os cidadãos do entorno ainda vivem no pesadelo de promessas falsas e de elevados recursos desviados?
    Deixe-me fazer uma pausa, porque não gosto de perder muito tempo com conversas sem futuro e porque não quero me atrever a escrever um comentário ridiculamente mais longo do que a reportagem.

  3. Empresários, comerciantes, são fascistas? Vão fechar sindicatos, matar os velhos para sobrar dinheiro na previdência? Armar a população como fez Chavez-Maduro e geral guerra civil? E o que ele fala…o que fez quando foi deputado, 27anos e só conseguiu aprovar 2 projetos. Preguiçoso ou raivoso?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …