Paraty e Ilha Grande entram na lista do Patrimônio Mundial da Unesco

A cidade colonial de Paraty e a vizinha Ilha Grande, localizadas ao sul do Rio de Janeiro, foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A decisão foi anunciada pela instituição nesta sexta-feira (5) em Baku, capital do Azerbaijão.

A escolha do sítio brasileiro foi decidida durante a 43ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, que é realizada até a quarta-feira (10), em Baku. Paraty e Ilha grande entraram para a lista por sua mistura única de riquezas históricas e naturais.

A área reconhecida abrange 149 mil hectares e inclui o centro histórico da cidade de Paraty (fundada em 1667 e declarada patrimônio histórico no Brasil em 1958), quatro reservas naturais ao redor, incluindo a Serra de Bocaina – cujo pico máximo atinge 2.088 metros de altitude – e a paradisíaca Ilha Grande, uma grande atração turística da chamada “Costa Verde” carioca.

O governo brasileiro concentrou sua candidatura na coexistência de culturas locais – indígenas, quilombolas (descendentes de negros escravizados) e comunidades costeiras de pescadores e artesãos – com a rica biodiversidade.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), 85% da Mata Atlântica – um bioma que se estende por toda a costa brasileira – é preservada nessa área. A candidatura listou 36 espécies de plantas consideradas raras, sendo 29 endêmicas, ou seja, exclusivas daquele território.

Espécies ameaçadas, como a onça-pintada, a anta, ou o macaco muriqui, principal primata da América do Sul, vivem nesta região, que também concentra 45% das aves e 34% dos sapos que vivem nas florestas atlânticas do Brasil. O

ambiente da área reconhecida pela Unesco também inclui uma imensa baía com 187 ilhas revestidas de vegetação nativa e uma rica diversidade marinha, que, apesar de não fazer parte do principal núcleo de proteção, terá regras para restringir a atividade humana e evitar o impacto no meio ambiente.

Título pode ajudar em melhoria de saneamento básico

Trata-se do primeiro lugar misto (patrimônio cultural e natural) do Brasil, que conta agora com 22 localidades na lista de sítios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Das 1.092 propriedades inscritas na Lista do Patrimônio Mundial, apenas 38 são mistas.

Entre os tesouros históricos de Paraty e da Ilha Grande, está um trecho da Estrada Real, construída por escravos entre os séculos XVII e XIX, por onde transportavam os metais preciosos extraídos no interior de Minas Gerais até o porto de Paraty, destinados a Portugal. Antigas fazendas, fortificações, adegas de cachaça e sítios arqueológicos fazem parte do circuito histórico.

A cidade, de cerca de 37.000 habitantes, recebe anualmente a Feira Literária Internacional (Flip) e outros eventos culturais. Segundo as autoridades locais, o reconhecimento servirá para melhorias estruturais, como o sistema de saneamento, que ainda é precário. Tradicionalmente o título faz com que os projetos de infraestrutura passem a ser tratados como prioridade.

É a segunda vez que o Brasil indica Paraty como candidata ao Patrimônio Histórico da Humanidade. A vez anterior, sem sucesso, foi em 2009. O Brasil já tem os seguintes 21 sítios inscritos nas listas do Patrimônio Mundial da Unesco:

Patrimônio Cultural Mundial

  • Brasília
  • Centro histórico de Salvador
  • Centro histórico de São Luiz
  • Centro histórico de Diamantina
  • Centro histórico de Goiás Velho
  • Centro histórico de Olinda
  • Centro histórico de Ouro Preto
  • Missões Jesuíticas dos Guaranis
  • Conjunto Moderno da Pampulha
  • Rio de Janeiro: Paisagens cariocas entre a montanha e o mar
  • Santuário de Bom Jesus de Congonhas
  • Praça de São Francisco na cidade de São Cristóvão
  • Parque Nacional da Serra da Capivara
  • Sítio arqueológico do Cais do Valongo

Patrimônio Natural Mundial

  • Reserva da Mata Atlântica
  • Ilhas atlânticas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas
  • Complexo de Conservação da Amazônia Central
  • Parque Nacional do Iguaçu
  • Áreas Protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas
  • Área de conservação do Pantanal
  • Reservas florestais da Costa do Descobrimento

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Enterros verdes: Paris inova e inaugura seu primeiro cemitério sustentável

O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros sustentáveis. A nova ala deverá ajudar a diminuir o impacto gerado pelos enterros tradicionais. A contaminação do solo e …

Microsoft quer levar internet a mais de 40 milhões de pessoas em 2022

A inicativa Airband, desenvolvida pela Microsoft, está sendo expandida com a meta de conectar mais de 40 milhões de pessoas à internet até julho de 2022. Lançado em 2017, o programa visa o aprimoramento da internet …

Abandonados, curdos encontram em inimigo dos EUA um aliado

Regime sírio, um aliado russo, desloca tropas para a fronteira em apoio a milícias curdas, que estão sendo atacadas pela Turquia desde que perderam apoio de Trump. Nova aliança representa reviravolta no conflito. As Forças Armadas …

Experimento quântico indica que viagem no tempo é possível

Utilizando um computador quântico cientistas conseguiram fazer com que a máquina voltasse em uma fração de segundo ao passado mostrando que a viagem no tempo é possível. Viajar ao passado é um dos maiores sonhos da …

Dobram os focos de queimadas em terras indígenas da Amazônia

Números são os maiores desde 2011. Parque do Xingu registrou o total mais alto de sua história. Segundo Ipam, aumento se deve à ação de invasores em combinação com período de secas intensas. Dados do Instituto …

Obesidade cresce de forma acelerada no Brasil e se aproxima da taxa dos países ricos, indica OCDE

A quantidade de pessoas obesas no Brasil cresceu de forma mais acelerada que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Agora, o Brasil se aproxima da taxa do problema …

É detectado quando asteroide recém-descoberto poderia impactar Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) acrescentou um novo asteroide à sua lista de perigos porque esse corpo celeste pode colidir com a Terra dentro de 65 anos. O asteroide se chama 2019 SU3, tem um diâmetro …

Queniano completa maratona em menos de duas horas

O queniano Eliud Kipchoge fez história no atletismo neste sábado (12/10) ao se tornar a primeira pessoa a correr uma maratona em menos de duas horas. O atleta de 34 anos terminou a prova clássica …

Chineses detectam novos sinais de rádio vindos do espaço

Novas dezenas de rajadas rápidas de rádio foram detectadas pelo maior radiotelescópio esférico do mundo localizado em Guizhou, China, disse especialista à Sputnik Internacional. O achado foi feito por astrofísicos chineses que estão estudando minuciosamente as …

Pesquisador proeminente prevê que a democracia vai colapsar

O pesquisador Shawn Rosenberg, da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA), fez uma declaração polêmica na última conferência anual da Sociedade Internacional de Psicólogos Políticos em Lisboa, este ano: “a democracia está devorando a si …