Parte da fortuna de Trump resulta de um esquema fraudulento, revela investigação

Uma investigação do New York Times acusa o presidente dos EUA, Donald Trump, de ter participado de um esquema para escapar de impostos, nos anos de 1990, para ajudar o pai, empresário da construção civil. O presidente dos Estados Unidos teria recebido uma “recompensa” no valor de 413 milhões de dólares.

O jornal norte-americano New York Times analisou um vasto arquivo com mais de 200 declarações fiscais e registros financeiros e concluiu que Donald Trump e os irmãos criaram uma empresa fantasma para disfarçar as transferências de milhares de milhões de dólares que receberam de recompensa pela participação no esquema.

A investigação contraria assim a ideia de que Trump se tornou milionário à custa do próprio esforço. Segundo o jornal, o presidente recebeu o dinheiro para ajudar os pais a escapar de impostos. 

Fred e Mary Trump teriam transferido para os seus filhos mais de 1 bilhão de dólares, verba pela qual apenas pagaram ao fisco 52,3 milhões de dólares.

O NYT revela ainda que, em 1997, Trump e seus irmãos fizeram diligências para evitar os impostos quando adquiriram a maior parte do negócio do pai. Nessa altura, a família teria declarado por baixo o valor do seu imobiliário, assegurando que os edifícios em questão valiam 41,4 milhões de dólares.

Todavia, os imóveis acabaram vendidos anos depois por uma verba 16 vezes superior à avaliação que foi feita na altura.

Nas últimas semanas, o jornal pediu a Donald Trump uma explicação sobre a suposta fraude fiscal, mas o presidente recusou tecer qualquer comentário. Aliás, a única reação que o jornal conseguiu obter foi a de Charles J. Harder, advogado de Trump, que garantiu que as acusações de “fraude e evasão fiscal são 100% falsas”.

O advogado disse ainda que os fatos apresentados no artigo do New York Times “partem de bases falsas”, acrescentando que Trump teria delegado os assuntos fiscais “em outros membros da família e a profissionais”, ou seja, “nunca se ocupou com questões fiscais”.

“Os assuntos foram tratados por outros membros da família Trump que não eram especialistas e, portanto, dependiam inteiramente dos profissionais licenciados acima mencionados para garantir o cumprimento integral da lei”, argumentou Harder.

Especialistas em impostos adiantam que é muito improvável que Donald Trump seja processado criminalmente, dado que seus possíveis crimes já prescreveram. Ainda assim, poderá ser multado por fraude fiscal.

Os registros citados pelo jornal norte-americano não incluem as declarações de impostos, dado que, ao contrário de outros candidatos e presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump recusou tornar públicas suas declarações fiscais.

Casa Branca nega

Nesta terça-feira (2), a Casa Branca negou e rejeitou as conclusões da extensa investigação publicada pelo New York Times. “Há muitas décadas, o Serviço de Impostos Internos (IRS, na sigla em inglês) analisou e aprovou essas transações“, afirmou em comunicado, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Além de rejeitar as acusações, a Casa Branca considerou “triste” o fato de o jornal ter tocado no nome do pai de Donald Trump, que faleceu em 1999. “Fred Trump faleceu há quase 20 anos e é triste presenciar um falso ataque contra a família Trump”, disse Sanders.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …