Algumas ideias são tão boas que devem permanecer como apenas no campo das ideias. No caso de um youtuber de Pernambuco, o aviso não foi seguido e as consequências fugiram totalmente do controle.
Tudo começou quando Gerson Albuquerque e três amigos decidiram gravar uma pegadinha inspirada na série da Netflix La Casa de Papel, série produzida pela espanhola Antena 3, sendo um fenômeno mundial.
O problema é que o grupo escolheu um presídio para rodar as cenas.
Evidentemente, a iniciativa não deu certo. Ao entrarem no estacionamento do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima (região metropolitana do Recife), os jovens foram detidos pela polícia.
Vestidos com macacões vermelhos e máscaras com o rosto do pintor Salvador Dalí, os três pretendiam reproduzir o assalto à Casa da Moeda espanhola, encenado na série.
A ação foi criticada pelo governo estadual, que em nome do secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, a avaliou como “uma irresponsabilidade inimaginável. Foi uma ação arriscada e que só não teve um final trágico graças à experiência dos nossos agentes penitenciários”, explicou Pedro Eurico.
E tem mais, o youtuber publicou tudo no Instagram, dizendo aos seguidores “que até abordado a gente foi. Eu nunca vi tanta polícia como hoje”, comentou.
Essa não é a primeira vez que brasileiros se inspiram na série para gravar vídeos para o YouTube. Em Belo Horizonte e São Paulo, outros youtubers já tentaram a brincadeira. No Chile, um grupo tentou assaltar um caixa eletrônico com macacões vermelhos, mas não deu certo.
Ciberia // Hypeness