Partido antissistema vota a favor de governo liderado por Mario Draghi na Itália

worldeconomicforum / Flickr

O ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi

Os militantes do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5E) votaram, nesta quinta-feira (11) pela internet, a favor de um governo de unidade liderado pelo economista e ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

Dos cerca de 120.000 afiliados com direito ao voto do M5E, 74.537 votaram através da plataforma do partido, dos quais 44.177 foram a favor, o que corresponde a 59,3%, informou o grupo.

A maior força do Parlamento italiano decidiu apoiar o governo de Draghi, que conta com o apoio de quase todos os partidos políticos, exceto da extrema direita do Irmãos da Itália.

A votação pela internet começou às 6h e terminou às 14h (horário de Brasília). Os antissistema, que surgiram contra “a casta” e seus privilégios, representada para alguns ativistas pelo ex-presidente do BCE, lançaram a votação após receberem o compromisso de Draghi de criar um ministério para a Transformação Ecológica, questão prioritária para o M5E.

“Voto sim, porque não há maioria sem nós. Voto sim, porque devemos defender o que construímos para a Itália”, escreveu o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, entre os líderes do movimento, em sua página do Facebook.

O presidente da Câmara dos Deputados, Roberto Fico, outro líder do M5E, também se pronunciou a favor do governo liderado por Draghi, assim como o fundador do movimento, Beppe Grillo, entre os protagonistas desta crise.

Apoio

Mario Draghi alcança um apoio quase unânime, coletado durante esta semana, para formar um governo de “unidade”, que inclui desde o Partido Democrático (centro-esquerda) até o A Liga de Matteo Salvini (extrema direita) e o partido de direita moderada Força Itália de Silvio Berlusconi, além dos antissistema.

“O apoio do M5E é crucial no Parlamento (…) para não depender de Salvini”, explicou Federico Santi, especialista do Eurasia Group.

Draghi já começou a trabalhar em seu gabinete de ministros e na próxima semana deve se submeter à confiança do Parlamento. Entre suas principais prioridades estão a aceleração da campanha de vacinação contra a Covid-19 e a execução do plano gigantesco de reconstrução do país, financiado pela União Europeia com um valor de € 200 bilhões.

A Itália, afundada em sua pior recessão desde o fim da Segunda G

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …