Itália: Novo Governo promete rever política migratória e ambiental

O primeiro-ministro da Itália Giuseppe Conte e sua nova equipe de ministros prestaram juramento ao presidente Sergio Mattarella na manhã desta quinta-feira (5/9). O país será governado por uma aliança entre centro-esquerda e o Movimento 5 Estrelas (M5E), antissistema, que detém a maioria no parlamento.

Após muitas especulações, o Movimento 5 Estrelas finalmente firmou o pacto com os ex-rivais do Partido Democrático. Dos 115 mil afiliados do M5E convocados a votar online, cerca de 80 mil responderam ao apelo e destes 79% optaram pelo sim à aliança com o Partido Democrático (PD), atualmente a terceira força política italiana. O novo plano de governo contém 29 pontos que demonstram uma guinada nas políticas econômicas, sociais e ambientais, de integração de migrantes e nas relações com a União Europeia.

O primeiro item demonstra a preocupação do governo com o orçamento para 2020 e veta o aumento do IVA (Imposto de Valor Agregado) que pesa 22% no bolso dos italianos. O novo governo vai aguardar a nomeação da nova Comissão Europeia em novembro para “trabalhar por uma Europa mais solidária e inclusiva”. Para compensar o baixo crescimento da indústria, o novo governo vai incentivar o desenvolvimento sustentável para potencializar a produtividade.

Um dos principais pontos do plano de governo trata de um “New Green Deal” que “comporta uma mudança radical no paradigma cultural inserindo a proteção ambiental entre os princípios fundamentais da constituição”, inclusive com incentivo à produção agrícola orgânica e natural. Outra mudança será nas políticas migratórias.

O plano insiste em promover uma “resposta europeia” que não se limite a “uma lógica puramente emergencial” à gestão dos fluxos migratórios, sobretudo com uma reforma da Convenção de Dublin, assinada há quase 30 anos e que normatiza os pedidos de asilo político e refúgio na Europa. Com relação aos recentes decretos de segurança aprovados pelo parlamento e de autoria do ex-ministro do Interior Matteo Salvini, o novo plano de governo prevê uma revisão dos mesmos baseando-se nas ressalvas feitas pelo presidente Sergio Mattarella, quando homologou a decisão parlamentar.

Novo quadro de ministros

Um dos pontos críticos é a formação do novo quadro de ministros. Alguns egos tiveram que ser contidos pelo premiê Conte e dessa vez não haverá o cargo do vice-premiê, que no governo passado era ocupada por Salvini e Luigi di Maio. O líder do M5E vai ocupar agora o Ministério das Relações Exteriores. Dos 21 ministros – dos quais 7 mulheres – 11 são do M5E, 8 do PD, 1 do LeU (Livres e Iguais). O ministério do Interior será guiado por uma funcionária de carreira, Luciana Lamorgese, ex-procuradora geral de Milão.

O novo plano de governo foi redigido às pressas, mas muita coisa pode mudar. Contudo, as ideias-chave da nova aliança estão lançadas. Diferenças ideológicas a parte, o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático têm agora a missão de levar ao fim a atual legislatura, até 2023. Tudo para evitar eleições antecipadas e não arriscar de ver o sonho de poder totalitário de Matteo Salvini e a extrema direita Liga se realizar.

Após a desastrosa estratégia de abandonar a aliança com o M5E, baseada em pesquisas eleitorais que lhe davam 38% dos votos, Salvini aniquilou suas intenções de governar sozinho a Itália. Porém, sempre temendo uma volta de Salvini das cinzas, M5E e PD deixam agora as diferenças de lado e se unem para, antes de tudo, evitar que um governo de extrema direita seja eleito no futuro. Mas sabem que se não conseguirem proteger o bolso dos italianos, engolir tantos sapos poderá ter sido em vão.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …