Paulistas gêmeos de 13 anos desenvolvem aplicativo e boné para ajudar deficientes visuais

(dv) Buddys

Dois irmãos de 13 anos, gêmeos, criaram o que muito adulto não consegue fazer a vida inteira. Mateus e Thiago Silvestre, de 13 anos, desenvolveram dois projetos para ajudar ao próximo. Mateus criou um boné para melhorar a rotina dos deficientes visuais.

O aparelho possui um sensor que emite um som quando o usuário se aproxima de obstáculos. “Sempre assisti programas de ideias inovadoras e me perguntava como eu poderia desenvolver um projeto para ajudar o outro”, disse Mateus.

Já seu gêmeo, Thiago, fez um aplicativo para ajudar pediatras a calcular o quanto de ferro está faltando na dieta de determinado bebê. “Um amigo da minha mãe é médico e pediu para eu pensar em um projeto para facilitar sua rotina com as crianças”, contou.

Futuramente, o estudante espera acrescentar novas funções à sua tecnologia, como verificar outras propriedades nas dietas. Os projetos foram desenvolvidos para a participação em um concurso que levará um adolescente ao Vale do Silício, na Califórnia.

Os irmãos são de São Paulo e estudam em uma escola especializada em ensino de empreendedorismo e robótica, a Buddys. O colégio oferece diversos cursos voltados para jovens entre 7 e 16 anos.

Nas aulas, crianças e jovens começam a entender como podem deixar de ser meros espectadores dos videogames e criarem seus próprios jogos e plataformas. Além de descobrirem o mundo do empreendedorismo tecnológico, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico e aprendem a criar jogos e aplicativos.

“Fazemos aquilo que é complicado se tornar fácil e o que parece ser chato se torna divertido. Mostramos que são capazes de criar tudo o que suas mentes imaginarem”, conta Marlon Wanderllich, CEO da rede Buddys.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …