Pela primeira vez, mulheres sauditas assistem a jogo em estádio de futebol

Depois da vitória de poderem dirigir, uma segunda conquista para todas as mulheres de origem saudita. A medida faz parte das iniciativas sociais empreendidas pelo príncipe herdeiro Mohamed ben Salmán.

Pela primeira vez na história da Arábia Saudita, as mulheres puderam assistir, na sexta-feira (12), como público num estádio de futebol, algo proibido até agora no reino muçulmano ultraconservador.

As espectadoras, muitas delas munidas de cachecóis a bandeiras, assistiram a um encontro entre os clubes Al Ahli e Al Batin, celebrado no estadio Cidade Desportiva Rei Abdalá, na cidade costeira de Yeda.

As sauditas podiam assistir sozinhas ou acompanhadas, mas apenas em assentos designados ao público feminino e às famílias, separados do público masculino.

“Via os jogos na televisão, enquanto meus irmãos iam ao estádio. Ficava triste e perguntava por que não podia ir. Mas isso mudou, é um dia de prazer e alegria“, confessou à AFP uma das espectadoras, Nura Bajuryi, enquanto que Rueida Ali Qasem, outra espectadora, se mostrava orgulhosa e muito contente com as mudanças.

O governo saudita anunciou na semana passada que as mulheres poderiam assistir a um segundo jogo este sábado e um terceiro na próxima quarta-feira. Os restantes campos de futebol estarão aptos a receber adeptas femininas no início da próxima temporada e incluirão cafeterias e salas de oração separadas.

A medida, anunciada em outubro, faz parte das iniciativas sociais empreendidas pelo príncipe herdeiro Mohamed ben Salmán, de entre as quais se destaca o levantamento, a partir de junho, da proibição para as mulheres de conduzir, ou a abertura de salas de cinema públicas pela primeira vez em mais de 35 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Psicólogo cria técnica para despertar a memória das testemunhas e vítimas de crimes

Um pesquisador da Universidade do Minho, no norte de Portugal, criou uma técnica para ajudar as testemunhas a recordarem com maior precisão o que aconteceu no local do crime. A eficácia da técnica já foi …

Familiares das vítimas do voo MH17 levam Rússia a tribunal

Nesta sexta-feira (25), cerca de 270 familiares de vítimas da queda do avião da Malaysia Airlines (MH17), anunciou que vai levar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo (França). Jerry Skinner, o advogado especialista …

Brasil precisa dobrar investimento por 25 anos para ter infraestrutura de transporte com "mínimo de qualidade"

O brasileiro paga caro por energia elétrica, por uma banda larga de baixa qualidade, tem acesso precário a saneamento e um sistema de transportes insuficiente para conectar um território de dimensões continentais. A deficiência de infraestrutura …

Trump muda de ideia e retoma o “romance” com Kim Jong-un

Donald Trump diz que, afinal, a cúpula com o líder da Coreia do Norte ainda pode acontecer. Depois de ter cancelado abruptamente o encontro com Kim Jong-un, que estava previsto para 12 de junho, o …

Abastecido por balsas, Amapá passa à margem da crise dos combustíveis

Com praticamente todo o abastecimento de combustíveis feito por balsas, o estado do Amapá é das poucas unidades da federação que, até o momento, não sentiu o impacto direto da paralisação nacional dos caminhoneiros. “Temos recebido …

Japão tem bolsas de estudo para brasileiros

Quer estudar no Japão? O país oriental está com seis tipos de bolsas de estudo abertas para brasileiros em universidades japonesas. A oferta é do governo nipônico através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência …

Votação histórica na Irlanda acaba com a proibição do aborto

A Irlanda está pronta para acabar com a proibição do aborto. Estudos de boca de urna dão vantagem de 68% para 32% aos que votaram pela despenalização.  Esta é uma votação histórica na católica Irlanda. O país …

Ministro da Fazenda: greve dos caminhoneiros pode ter impacto relevante no PIB

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta sexta-feira (25) que, a persistir o desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros, pode haver impacto "relevante" no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma …

Descoberto o método mais eficaz para abandonar o cigarro

O novo estudo tentou desafiar a teoria de que os cigarros eletrônicos são a melhor solução para quem pretende parar de fumar. Segundo o Washington Post, apesar de os cigarros eletrônicos serem fervorosamente defendidos, a verdade …

Cientistas explicam por que os cérebros humanos cresceram tanto

Os cientistas defendem que o cérebro humano se expandiu em resposta aos estresses ambientais, que forçaram nossa espécie a encontrar soluções inovadoras para sobreviver. O cérebro humano é muito grande. Esta abundância de massa cinzenta confere, …