Pela primeira vez, mulheres sauditas assistem a jogo em estádio de futebol

Depois da vitória de poderem dirigir, uma segunda conquista para todas as mulheres de origem saudita. A medida faz parte das iniciativas sociais empreendidas pelo príncipe herdeiro Mohamed ben Salmán.

Pela primeira vez na história da Arábia Saudita, as mulheres puderam assistir, na sexta-feira (12), como público num estádio de futebol, algo proibido até agora no reino muçulmano ultraconservador.

As espectadoras, muitas delas munidas de cachecóis a bandeiras, assistiram a um encontro entre os clubes Al Ahli e Al Batin, celebrado no estadio Cidade Desportiva Rei Abdalá, na cidade costeira de Yeda.

As sauditas podiam assistir sozinhas ou acompanhadas, mas apenas em assentos designados ao público feminino e às famílias, separados do público masculino.

“Via os jogos na televisão, enquanto meus irmãos iam ao estádio. Ficava triste e perguntava por que não podia ir. Mas isso mudou, é um dia de prazer e alegria“, confessou à AFP uma das espectadoras, Nura Bajuryi, enquanto que Rueida Ali Qasem, outra espectadora, se mostrava orgulhosa e muito contente com as mudanças.

O governo saudita anunciou na semana passada que as mulheres poderiam assistir a um segundo jogo este sábado e um terceiro na próxima quarta-feira. Os restantes campos de futebol estarão aptos a receber adeptas femininas no início da próxima temporada e incluirão cafeterias e salas de oração separadas.

A medida, anunciada em outubro, faz parte das iniciativas sociais empreendidas pelo príncipe herdeiro Mohamed ben Salmán, de entre as quais se destaca o levantamento, a partir de junho, da proibição para as mulheres de conduzir, ou a abertura de salas de cinema públicas pela primeira vez em mais de 35 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …