Mulheres sauditas são autorizadas a assistir a jogos a partir de 2018 – mas em apenas três estádios

A Arábia Saudita vai autorizar as mulheres a assistir a eventos esportivos em três estádios do país a partir de 2018, indicaram neste domingo (29) as autoridades do reino ultraconservador.

Segundo a Autoridade Geral do Esporte, em mensagem no Twitter, três estádios, em Riade, Jeddah (oeste) e Dammam (leste) começaram a ser preparados para receber famílias a partir do início de 2018. A decisão inédita é anunciada em um época em que o reino do Golfo começou recentemente a aliviar as restrições às mulheres.

Em setembro, o rei Salmane permitiu que as mulheres sauditas possam dirigir automóveis a partir de junho de 2018, uma decisão histórica naquele que é o último país do mundo que impede as mulheres de terem acesso a automóveis.

Poucos dias antes, centenas de mulheres já tinham se sentado pela primeira vez em um estádio em Riade, por ocasião do feriado nacional, para assistir a concertos e fogos de artifício. Até então nunca tinham sido admitidas em estádios, no âmbito da aplicação da regra de separação de gêneros em locais públicos.

Na Arábia Saudita, as mulheres estão submetidas à tutela de um homem da família, normalmente o pai, o marido ou um irmão, para estudarem ou viajar.

No quadro de um ambicioso plano de reformas econômicas e sociais para o horizonte de 2030, no sentido de limitar a dependência do petróleo, Riade parece estar amenizando restrições que eram impostas às mulheres, apesar da oposição dos ultraconservadores.

Em julho, os ativistas dos direitos humanos já tinham celebrado a decisão do Ministério da Educação de permitir que as meninas pratiquem esportes nas escolas públicas.  As mulheres sauditas não são autorizadas a praticar esportes em público. A abertura de salas de desporto privadas para mulheres suscitou polêmica.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …