Pela primeira vez na História, astrônomos acabam de fazer uma observação da Teoria da Relatividade de Einstein

(dr) ESO

Um “pequeno desvio” na órbita da estrela S2 é consistente com as previsões da relatividade geral

112 anos depois, cientistas europeus detectaram no leve desvio de uma estrela em relação à sua órbita o primeiro indício dos efeitos da Teoria da Relatividade de Einstein sobre este tipo de corpo celeste, de acordo com a física clássica.

Segundo revelou nesta quarta-feira (9) em comunicado o ESO, Observatório Austral Europeu, a descoberta foi feita por uma equipe de astrônomos que revia os dados recolhidos pelo telescópio VLT nos últimos 20 anos sobre a estrela S2, ou Source 2, localizada na constelação de Sagitarius, junto ao buraco negro supermaciço do centro da Via Láctea.

Ao comparar os dados orbitais observados com os princípios da física newtoniana, foi registrado um pequeno desvio “consistente com as previsões da relatividade geral“, proposta por Einstein e uma das descobertas mais importantes da ciência no século XX.

Segundo o ESO, é a primeira vez que se obtém uma medida da força dos efeitos relativistas gerais em estrelas orbitando um buraco negro supermaciço. Esse “leve” desvio é um dos “efeitos sutis” previstos pela Teoria da Relatividade Geral, um “resultado promissor” para novos trabalhos que o ESO realizará nos próximos meses.

O Observatório pretende agora continuar o estudo da S2 em 2018, altura em que a estrela se encontrará muito próxima do “nosso” buraco negro supermaciço. Para isso, será incorporado um novo instrumento que irá melhorar a precisão das medições.

A estrela S2 é monitorada desde 1995 por equipes de astrônomos do ESO, da UCLA e do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre como parte de um esforço para reunir dados sobre o buraco negro supermaciço no centro da nossa galáxia. Em 2008, foi observada pela primeira vez a sua órbita completa.

Donkey Hotey / Flickr

Einstein por Donkey Hotey

O buraco negro do centro da Via Láctea, o mais próximo da Terra, se encontra a cerca de 26 mil anos-luz da Terra, e tem uma massa quatro milhões de vezes maior que a do Sol.

Este “monstro” está cercado por um pequeno grupo de estrelas, entre as quais a S2, que o orbita a grande velocidade no forte campo gravitacional do buraco negro, um entorno perfeito, diz o ESO, para provar a física gravitacional e, particularmente, a Teoria da Relatividade – denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita, ou Especial (inicialmente postulada por Galileu), e a Relatividade Geral.

A Teoria da Relatividade Geral, publicada em 1915 por Albert Einstein, leva em consideração as ideias da Relatividade Restrita sobre o espaço e o tempo e propõe a generalização do princípio da relatividade do movimento para sistemas que incluam campos gravitacionais, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.

Segundo a famosa teoria, o tempo e o espaço passaram a ser entidades relativas, isto é, dependem da velocidade e perspectiva de cada observador – o que permite que um passageiro caminhe em um trem que circula à velocidade da luz, sem que uma pessoa que o vê passar na estação se sobressalte com o excesso de velocidade do passageiro.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Creio que o título desta matérias está um tanto quanto equivocado.
    Na verdade essa não é a PRIMEIRA observação da Teoria da Relatividade (Geral). Creio que caberia uma correção.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …