Pela primeira vez na História, astrônomos acabam de fazer uma observação da Teoria da Relatividade de Einstein

(dr) ESO

Um “pequeno desvio” na órbita da estrela S2 é consistente com as previsões da relatividade geral

112 anos depois, cientistas europeus detectaram no leve desvio de uma estrela em relação à sua órbita o primeiro indício dos efeitos da Teoria da Relatividade de Einstein sobre este tipo de corpo celeste, de acordo com a física clássica.

Segundo revelou nesta quarta-feira (9) em comunicado o ESO, Observatório Austral Europeu, a descoberta foi feita por uma equipe de astrônomos que revia os dados recolhidos pelo telescópio VLT nos últimos 20 anos sobre a estrela S2, ou Source 2, localizada na constelação de Sagitarius, junto ao buraco negro supermaciço do centro da Via Láctea.

Ao comparar os dados orbitais observados com os princípios da física newtoniana, foi registrado um pequeno desvio “consistente com as previsões da relatividade geral“, proposta por Einstein e uma das descobertas mais importantes da ciência no século XX.

Segundo o ESO, é a primeira vez que se obtém uma medida da força dos efeitos relativistas gerais em estrelas orbitando um buraco negro supermaciço. Esse “leve” desvio é um dos “efeitos sutis” previstos pela Teoria da Relatividade Geral, um “resultado promissor” para novos trabalhos que o ESO realizará nos próximos meses.

O Observatório pretende agora continuar o estudo da S2 em 2018, altura em que a estrela se encontrará muito próxima do “nosso” buraco negro supermaciço. Para isso, será incorporado um novo instrumento que irá melhorar a precisão das medições.

A estrela S2 é monitorada desde 1995 por equipes de astrônomos do ESO, da UCLA e do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre como parte de um esforço para reunir dados sobre o buraco negro supermaciço no centro da nossa galáxia. Em 2008, foi observada pela primeira vez a sua órbita completa.

Donkey Hotey / Flickr

Einstein por Donkey Hotey

O buraco negro do centro da Via Láctea, o mais próximo da Terra, se encontra a cerca de 26 mil anos-luz da Terra, e tem uma massa quatro milhões de vezes maior que a do Sol.

Este “monstro” está cercado por um pequeno grupo de estrelas, entre as quais a S2, que o orbita a grande velocidade no forte campo gravitacional do buraco negro, um entorno perfeito, diz o ESO, para provar a física gravitacional e, particularmente, a Teoria da Relatividade – denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita, ou Especial (inicialmente postulada por Galileu), e a Relatividade Geral.

A Teoria da Relatividade Geral, publicada em 1915 por Albert Einstein, leva em consideração as ideias da Relatividade Restrita sobre o espaço e o tempo e propõe a generalização do princípio da relatividade do movimento para sistemas que incluam campos gravitacionais, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.

Segundo a famosa teoria, o tempo e o espaço passaram a ser entidades relativas, isto é, dependem da velocidade e perspectiva de cada observador – o que permite que um passageiro caminhe em um trem que circula à velocidade da luz, sem que uma pessoa que o vê passar na estação se sobressalte com o excesso de velocidade do passageiro.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Creio que o título desta matérias está um tanto quanto equivocado.
    Na verdade essa não é a PRIMEIRA observação da Teoria da Relatividade (Geral). Creio que caberia uma correção.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …

Covid-19: diretor do Butantan prevê vacinação lenta até setembro no Brasil

Como diretor do Instituto Butantan desde 2017, Dimas Covas sempre precisou aliar o conhecimento técnico e científico com as particularidades do mundo político que, na visão dele, não parecem seguir uma lógica. E essa necessidade se …

Escalada de violência entre israelitas e palestinianos já fez mais de 100 mortos

O conflito entre israelitas e palestinianos subiu de tom na madrugada de hoje, com o Exército israelita a bombardear a faixa de Gaza. Desde segunda-feira já morreram 119 palestinianos nestes ataques, entre eles 31 …

Maduro diz estar disposto a negociar com oposição

Declaração é feita após líder oposicionista Juan Guaidó propor diálogo mediado por comunidade internacional. Noruega já estaria em contato com regime e oposição. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira (12/05) que está disposto …

CPI da Covid ouve Pfizer para entender como Brasil foi para o 'fim da fila' das vacinas

O depoimento do comando da farmacêutica Pfizer na sessão desta quinta-feira (13/5) da CPI da Covid tem o objetivo de esclarecer as circunstâncias da recusa do governo Bolsonaro à compra de vacinas da empresa, ainda …

Google é multado pela Itália em mais de € 100 milhões

A Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado da Itália multou a Google por abuso de posição dominante no mercado, acusando-a de restrições do aplicativo Enel X no sistema Android Auto. A Autoridade Garantidora da Concorrência …