Pela primeira vez na história cientistas conseguem reverter envelhecimento

Nenhuma pessoa está livre do tempo: seja um jovem, uma criança, um recém-nascido ou um adulto em idade madura, todo mundo irá envelhecer e sentir os efeitos desse processo.

Essa é uma verdade incontestável em qualquer esfera – ou era: um estudo científico pioneiro conseguiu pela primeira vez retardar e até mesmo reverter os efeitos do envelhecimento.

Através da ingestão de um coquetel de três medicamentos comuns – um hormônio para o crescimento e dois remédios para diabetes – por um ano, os participantes do experimento “rejuvenesceram”: suas idades biológicas foram reduzidas em uma média de 2,5 anos.

O incrível feito da pesquisa, realizada por cientistas da Universidade da Califórnia, foi publicada na revista científica Aging Cell, e contou com nove homens saudáveis, entre 51 e 65 anos.

Segundo o geneticista Steve Horvath, o resultado foi surpreendente até mesmo para os pesquisadores que conduziram o experimento. “Eu esperava ver a desaceleração do relógio biológico, mas não sua inversão. Isso parece meio futurista”, afirmou o cientista. As alterações genéticas foram detectadas através de modificações acompanhadas em genes específicos.

O ponto mais importantes da pesquisa foi o efeito do coquetel sobre a glândula timo, determinante tanto para o envelhecimento quanto para nosso sistema imunológico. É nela que o linfócitos-T, que compõem a defesa do nosso organismo contra doenças infecciosas e tumores, por exemplo, se desenvolvem: com o passar dos anos, porém, ela tende a reduzir de tamanho e acumular gordura.

Em estudos anteriores, o hormônio de crescimento já havia estimulado a regeneração da glândula, mas também acabou estimulando um possível desenvolvimento de diabetes – daí a combinação de remédios do coquetel.

Assim, o processo com a glândula é capaz não só de prevenir o envelhecimento como também ajudar no combate a doenças perigosas para nosso corpo, em especial em idades avançadas.

Vale ressaltar que tratam-se de descobertas preliminares, já que o experimento foi feito com poucas pessoas e sem um grupo de controle, a fim de comprar os efeitos dos medicamentos. O próximo passo é a continuidade da pesquisa, agora incluindo mulheres e pessoas de etnias e idades diversas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com queda de casos de Covid-19, Japão suspende estado de emergência

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou nesta segunda-feira a suspensão do estado de emergência em todo Japão. As medidas restritivas para combater o coronavírus ainda estavam em vigor em seis regiões do país, incluindo …

Este é o único restaurante possível em tempos de coronavírus

Um restaurante sueco encontrou uma maneira criativa de promover o isolamento social sem fechar as portas. No meio do campo, o estabelecimento serve apenas um cliente por vez em uma experiência que contrasta com opções …

'É cada vez mais difícil acreditar que Bolsonaro chegue ao final do mandato', vê historiador José Murilo de Carvalho

A gravidade da crise causada pelo novo coronavírus no Brasil ficou mais evidente quando o país atravessou pela primeira vez, na terça-feira (19/05), a barreira de mil mortes por covid-19 registradas em 24h, segundo dados …

Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, …

EUA querem fechar brecha em regra que bloqueia fornecimento de chips para Huawei

Reguladores dos EUA querem fechar uma brecha na nova regra que bloqueia o fornecimento global de chips para a Huawei. Recentemente, a fabricante chinesa também teve a sua presença prorrogada por mais um ano na …

Objetos escondidos por prisioneiros são descobertos em Auschwitz

Talheres e outros itens encontrados num duto de chaminé de um dos blocos daquele que foi o maior campo de extermínio nazista podem revelar detalhes sobre a vida no local, onde mais de um milhão …

Troca de ministros é exemplo de 'simplificação da política' de Bolsonaro

Constantes mudanças de ministro feitas por Jair Bolsonaro têm "impacto político importante", mas "simplificação da política" praticada pelo presidente o "mantém no cargo", disse sociólogo à Sputnik Brasil. Para Dario Sousa e Silva, professor da Universidade …

Pinguins fazem tour exclusivo em museu fechado por causa do coronavírus

Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes. Enquanto …

Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas …

Spotify reforça ambição de expandir para além do streaming de música

O Spotify teve uma alta em suas ações nessa terça-feira (19), depois de anunciar que terá, com exclusividade, um dos maiores podcasters do mundo na sua plataforma. "The Joe Rogan Experience", um podcast no estilo …