1500 crianças imigrantes estão desaparecidas nos EUA; e ninguém sabe de quem é a culpa

O país está chocado. As autoridades norte-americanas perderam o rastro de quase 1500 crianças imigrantes, que chegaram sozinhas ao país e foram entregues a famílias de acolhimento.

Steven Wagner, secretário assistente interino da administração para Crianças e Famílias do Departamento de Saúde, fez a revelação durante uma sessão de um subcomitê do Senado, há cerca de um mês, mas o país continua chocado com a situação.

Milhares de pessoas atravessam anualmente a fronteira sul dos Estados Unidos, provenientes de países como Guatemala ou Honduras, de onde fogem da pobreza e da violência.

Há muitos menores que se apresentam às autoridades norte-americanas sozinhos. Elas os reencaminham para o Departamento de Segurança Nacional e, depois, para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Segundo o Público, a maioria das crianças é entregue a familiares que já vivem no país, mas qualquer cidadão pode ser candidato a acolher os menores imigrantes. No ano passado, revela Wagner, 40 mil menores foram entregues a famílias.

Quando são integradas em uma família de acolhimento, a situação das crianças é acompanhada pelo Gabinete de Realojamento de Refugiados. No entanto, há vários relatos de problemas com a forma como se faz a supervisão das condições de vida dos menores com as novas famílias.

Para evitar casos de tráfico humano, por exemplo, as crianças passaram a ser acompanhadas não por um, mas por dois departamentos em conjunto durante o primeiro ano. Essa foi a solução encontrada, mas as falhas continuam.

O jornal escreve que, em outubro, o Gabinete de Realojamento de Refugiados começou a localizar mais de 7600 menores que tinham sido entregues a famílias, mas pouco mais de 6 mil continuavam com elas. 28 fugiram de casa, cinco foram expulsas dos EUA e 52 foram colocadas em outras famílias.

No entanto, o que está preocupando os Estados Unidos é a localização, ainda a ser apurada, de 1475 crianças imigrantes.

Rob Portman, presidente do subcomitê do Senado, chocado com a revelação, disse que “o Departamento de Saúde tem a responsabilidade de localizar estas crianças para que não sejam traficadas ou abusadas”.

Contudo, não há certeza quanto à responsabilidade da agência. “Há muito tempo, é uma interpretação do Departamento de Saúde de que o Gabinete de Realojamento de Refugiados não é legalmente responsável pelas crianças assim que elas deixam de estar aos cuidados da agência”, disse Wagner.

O responsável garantiu, no entanto, que o departamento irá rever sua interpretação para garantir que os casos não se repitam, assegurando uma vigilância mais eficaz dos menores entregues a famílias de acolhimento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Derrota histórica dos aliados de Angela Merkel põe em jogo estabilidade do governo alemão

Os aliados conservadores da chanceler Angela Merkel perderam a maioria absoluta no parlamento estadual da Baviera por larga margem na eleição regional que ocorreu neste domingo (14), um resultado que pode causar mais turbulência dentro …

Dia do Professor: Bolsonaro afirma que vai "resgatar o respeito em sala de aula"

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (15), Dia do Professor, que pretende valorizar a categoria e resgatar o respeito em sala de aula. Lembrando que é formado em educação física, ele …

Tesla terá uma bebida própria (quando começar a ter lucro)

Carros elétricos, baterias, telhas fotovoltaicas e a Tesla não fica por aqui. Assim que começar a ter lucro, a marca vai começar a produzir uma bebida própria. A Tesla de Elon Musk não só produz automóveis elétricos, alimentados …

Fundador da Ethereum prevê uma crise financeira até 2021

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, não é um entendido em economia global, mas prevê uma crise financeira até 2021. Vitalik Buterin, o prodígio de programação de apenas 24 anos que inventou a plataforma Ethereum aos 19 anos, …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Era do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polônia. Análises posteriores revelaram serem de uma criança neandertal que teria sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas já há …

Haddad: liberdade religiosa deve ser garantida no país

O candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), disse neste domingo (14), em São Paulo, que a liberdade religiosa no país tem que ser garantida e que sua preocupação é manter o Estado brasileiro …

Menina de 10 anos sobrevive a ameba que "come cérebros"

Uma menina de 10 anos sobreviveu ao primeiro caso na Espanha de Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), uma doença mortal em 97% dos casos. Uma criança de 10 anos, de Toledo, na Espanha, conseguiu sobreviver a uma …

Brasil é ouro e prata na Olimpíada Internacional de Economia

Estudantes brasileiros trouxeram duas medalhas de ouro e duas de prata da Olimpíada Internacional de Economia (IEO, na sigla em inglês). Com o desempenho, a equipe conquistou o terceiro lugar no ranking geral. Os vencedores foram …

Trump diz que Putin está “provavelmente” envolvido em assassinatos e envenenamentos

As declarações do presidente dos Estados Unidos foram proferidas durante uma entrevista ao programa “60 minutos”, da CBS News. Donald Trump admitiu neste domingo (14) que o presidente russo Vladimir Putin está “provavelmente” envolvido em …

Samba-enredo da Mangueira fará homenagem a Marielle em 2019

A escola de samba Estação Primeira de Mangueira escolheu, na madrugada deste domingo (14), seu samba enredo para o carnaval de 2019. A letra faz uma homenagem à Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro …