Pentágono encontra 1.000 “deficiências não solucionadas” no avião mais caro do mundo

As tentativas do fabricante dos caças F-35, a empresa Lockheed Martin, de melhorar o processo de manutenção dos aviões e o serviço logístico para as peças sobressalentes estão “estagnadas”, segundo avaliou o Centro de Ensaios do Pentágono.

Em particular, a disponibilidade operativa dos caças, uma “característica-chave”, está em volta dos 50%, tendo em conta que este índice tem se mantido intacto desde outubro de 2014, apesar do aumento da frota das aeronaves, assinala Robert Behler, diretor do Departamento de Ensaios Operativos, em um relatório destinado aos altos responsáveis do Pentágono e a diferentes comitês do Congresso, citado pelo portal Bloomberg.

Vale a pena ressaltar que é planejado terminar oficialmente a fase de desenvolvimento dos F-35, que durou 16 anos, em 2018. A partir de setembro, o projeto entrará em uma fase de provas de combate intensas, que culminarão com o início da fabricação em massa.

O relatório ressalta que, até hoje, já nas vésperas do fim do desenvolvimento formal, o projeto ainda sofre de problemas técnicos e de viabilidade. No total, fala-se de pelo menos mil “deficiências não solucionadas” da aeronave. Nesta lista figuram coisas de pouca importância relativa, como pneus pouco duradouros na versão da Marinha, o F-35B.

Por outro lado, também há assuntos cruciais, como o software do avião que ainda mantém “deficiências-chave”, apesar de ter tido 31 processos de programação desde sua criação.

Entre os problemas-chave mencionadas pela Bloomberg estão a impossibilidade de reabastecimento em voo da versão F-35A, deficiências na interface do capacete do piloto, problemas classificados com lançamento de mísseis ar-ar AIM-120 e o emprego do armamento de ataque ao solo, assim como o fato da base de dados completa sobre os possíveis adversários (aviões e sistemas de defesa antiaérea chineses, russos, sírios e iranianos) não estar disponível até o fim de 2019.

Finalmente, o problema com a logística das peças sobressalentes tem piorado devido ao algoritmo de autodiagnóstico imperfeito que costuma qualificar como “deficientes” componentes que nunca falharam.

Deste modo, o relatório resume que a fase das provas de combate, “a mais confiável na hora de determinar o desempenho nas missões reais”, não será terminada até dezembro de 2019.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …