Pesquisadores se deparam com ‘1º colar’ humano de 160.000 anos

Egyptian Ministry of Antiquities

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores.

Há cerca de 160 mil a 120 mil anos, primatas começaram a amarrar com fios conchas pintadas e a exibi-las em seu corpo, de acordo com um novo estudo internacional interdisciplinar, relatou o jornal Times of Israel.

A equipe, liderada pelas cientistas israelenses Daniella E. Bar-Yosef Mayer e Iris Groman-Yaroslavski realizou experimentos em conchas de amêijoas agridoce (Glycymeris) escavadas em duas cavernas do norte de Israel.

Segundo estudo publicado na revista PLOS ONE, a equipe apurou que os buracos naturais nas conchas dos bivalves mostravam sinais de terem sido enfiadas em fio de linho, aparentemente para formação os primeiros colares usados por humanos.

Primeiro colar do mundo?

Até agora, o primeiro potencial exemplar de uso de cordas para efeitos ornamentais correspondeu a fibras recentemente encontradas em uma garra de águia em Krapina, Croácia, de 130 mil anos atrás.

No novo estudo, os autores sugerem que as conchas de moluscos – abundantemente encontradas nas praias não muito longe das cavernas do monte do Carmelo – foram escolhidas precisamente por causa de seus buracos onde facilmente se enfiaria um fio de linho.

“Nossos dados sugerem que em algum momento dentro da faixa de tempo de 160 mil a 120 mil anos a.C. surgiu a tecnologia para fazer cordas, e que esta tecnologia impulsionou a coleta de conchas perfuradas naturalmente para adorno, prática que persiste até hoje”, dizem os autores do artigo.

Os autores descrevem uma progressão na escolha das conchas: as encontradas na caverna Misliya, que datam de 240 mil a 160 mil anos atrás, estão intactas e presumivelmente não eram para fins decorativos. Na coleção da gruta Qafzeh, de 120 mil anos atrás, a grande maioria das conchas era perfurada.

Para os autores, as conchas refletem “tanto o desejo quanto a capacidade tecnológica de suspender contas de conchas em cordel para serem exibidas no corpo humano“.

Sabendo-se que os primeiros humanos do Paleolítico Médio já mostravam comportamentos simbólicos, “o uso de contas de conchas de moluscos é uma expressão deste comportamento”, prosseguem os pesquisadores.

Segundo o Times of Israel, os autores sugerem que as conchas poderiam indicar status, ou mesmo servir como um encanto. Seu papel social seria significativo, possivelmente marcando o lugar de seu portador em redes de parentesco, estado civil e afiliação em grupo. Elas podem ter inclusive servido como um tipo de amuleto para afastar maldições.

Experimentos conclusivos

Para determinar qual o material utilizado para o cordel, os cientistas realizaram uma série de experimentos. Primeiro, esfregaram as conchas contra uma variedade de tecidos e identificaram os padrões de desgaste em termos de polimento, furos e estrias.

Em seguida, analisaram os sinais de desgaste recorrendo a câmeras de microscópio de luz e um microscópio eletrônico de varredura.

Um segundo conjunto de experimentos serviu para estudar se os vestígios nas conchas perfuradas eram consistentes com o linho selvagem.

Pesquisadores manipularam o fio de linho de várias maneiras, simulando diversos cenários em que estavam pendurados, soltos ou amarrados com nós, para criar padrões de desgaste produzidos através de diferentes modos de amarração.

Das dez conchas perfuradas de amêijoas descobertas na caverna Qafzeh, cinco não só tinham em tempos sido enfiadas em fio de linho como também quatro apresentavam sinais de terem sido pintadas com ocre.

“Estas conchas mostraram vestígios que foram produzidos por contato com um cordel, tratamento de coloração com ocre e vestígios de fricção entre conchas, tudo indicando que foram dispostas em um colar”, concluíram os pesquisadores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …