De 4.200 anos? Arqueólogos desvendam em Israel ‘emoji’ mais antigo do mundo

Arqueólogos israelenses encontraram evidências de arte rupestre sem precedentes em dólmens de 4.200 anos.

O novo projeto de pesquisa faz parte de um estudo de dólmens (monumentos megalíticos tumulares construídos por humanos) na Alta Galileia e nas Colinas de Golã “em uma tentativa de desvendar o mundo desta misteriosa cultura que existiu há mais de quatro mil anos e que deixou somente dólmens como prova de sua rica cultura”, declarou em comunicado Gonen Sharon, da Universidade de Tel Hai.

Estes monumentos megalíticos podem ser encontrados em vários cantos do mundo, e foram criados por povos do Neolítico até a Idade do Ferro.

Os dólmens das Colinas de Golã e do vale de Hula foram construídos durante a Idade do Bronze há um período entre 4.500 anos e 4.000 a.C.

Em um monumento do campo de dólmens perto da cidade de Kiryat Shemona, arqueólogos identificaram aquilo que parece ser um rosto esculpido.

Embora tenham sido cautelosos ao identificar a escultura como uma “face sorridente”, arqueólogos indicam que “estas linhas foram talhadas com precisão para se encaixarem na forma geral da pedra e para se assemelharem a um rosto humano: um par de linhas curtas marcam os olhos e a linha mais comprida representa a boca da figura”.

Tel Hai College / Gonen Sharon

De acordo com a pesquisa, a única suposição é assumir que o “sorriso” foi feito intencionalmente, o que, na opinião dos autores, apoia a ideia de que se trata de arte rupestre e não de linhas aleatórias.

Outro achado foi descoberto em três paredes de um grande dólmen no norte de Israel onde aparece esculpida uma manada de animais. Uma das paredes exibe um grupo de seis animais com chifres, cada um de tamanhos diferentes. Diante da cena da manada, foi revelado um animal com um só chifre.

Na terceira parede, pesquisadores descrevem a descoberta de três cruzes dentro de retângulos. Todas as imagens estão relacionadas à prática de caça, apontam pesquisadores, avança The Times of Israel.

Autores do estudo asseguram que os animais com chifres retratados nas paredes “são os primeiros rebanhos de gado a serem descobertos nas partes não áridas no norte de Israel”.

“Esta é a primeira vez que vemos este tipo de arte rupestre em dólmens no Oriente Médio”, afirmou Uri Berger, arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel em um vídeo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …